Alagoas

Fake news: governo de AL desmente boato de fechamento do comércio no próximo sábado

TNH1 com Agência Alagoas | 19/11/20 - 12h43

O Governo de Alagoas comunica que é falsa a informação que circula nas redes sociais sobre a publicação de um novo decreto emergencial, a partir da 00h do próximo sábado (21), que iria determinar o “fechamento do comércio e outros estabelecimentos” e “interromper o transporte intermunicipal”.

Em mais um caso de fake news que visa confundir a população alagoana, a notícia atribuída ao portal Alagoas na Net, com data de 19 de novembro de 2020, foi na verdade veiculada originalmente no dia 20 de março de 2020  (imagem abaixo) – data da publicação do primeiro decreto governamental com medidas restritivas para enfrentamento ao novo coronavírus. Vale ressaltar que o portal Alagoas na Net não tem nenhuma ligação com a divulgação da fake news.

Portanto, continua em vigor o Decreto Nº 71.749, de 20 de outubro de 2020, que estabeleceu a manutenção da capital e de todos os municípios alagoanos na fase azul do Plano de Distanciamento Social Controlado.

O Governo do Estado reitera que repudia a disseminação de notícias falsas de qualquer natureza – especialmente sobre a pandemia – e que continua a analisar os índices estabelecidos na Matriz de Riscos para definir uma eventual mudança de fase, ainda sem data prevista.

Imagem com a data correta da matéria. 

Como identificar fake news

O Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) ressalta a necessidade de não compartilhar matérias sem que antes seja checada a veracidade e, principalmente, ao receber qualquer informação, conferir se elas são antigas (como aconteceu no caso acima) ou se são de veículos de comunicação de referência. 

Especialistas dão algumas dicas de como identificar uma informação falsa, prestando atenção em alguns intens:

  • o site (não só o endereço, como o domínio também);
  • a fonte usada na matéria;
  • o autor do conteúdo;
  • o perfil que compartilhou (especialmente, se a pessoa tem a tendência de compartilhar fake news).
  • a data