Alagoas

'Fala, defensor' orienta o que deve ser feito caso escola recuse matricular filho autista

TNH1 com TV Pajuçara | 11/02/21 - 17h29 - Atualizado em 11/02/21 - 18h37
Reprodução / TV Pajuçara

O quadro 'Fala, Defensor' desta quinta-feira, 11, no programa Fique Alerta, da TV Pajuçara, orientou os pais sobre o que deve ser feito caso alguma escola pública ou privada recuse a matrícula de um filho com autismo. 

Quem esclareceu sobre o tema foi o defensor público Isaac Vinícius Costa Souto, da Defensoria Pública do Estado de Alagoas. 

"Aconteceu uma situação específica no final da semana passada. Muitas vezes o que acontece não é uma negativa direta, são empecilhos, dificuldades, e isso também é discriminatório. Fica o alerta para que os assistidos que passarem por situação parecida, que tiverem dificuldade de matricular o seu filho, seja em escola pública ou privada, neste caso foi escola particular, procure a defensoria e as instituições em defesa dos direitos humanos", disse. 

"A escola não pode negar a matrícula de um estudante com autismo e nem com qualquer necessidade especial. A única possibilidade dessa negativa é se por acaso a escola tiver atingido o limite de vagas gerais", acrescentou o defensor.

Assista a entrevista completa no vídeo abaixo.