Alagoas

Família de idosa diz que vai processar estudante de medicina e prefeitura

Eberth Lins | 10/02/22 - 10h03
Lenilda Silva Nunes tinha 62 anos e era aposentada | Foto: Arquivo pessoal

A família da aposentada Lenilda Silva Nunes, de 62 anos, que morreu após dar entrada em uma unidade de saúde de Marechal Deodoro, vai processar a estudante de medicina que ironizou a morte da idosa nas redes sociais. A família também avalia processar a Secretaria de Saúde do município, responsável pela supervisão das atividades da estudante na unidade de saúde. A estudante foi suspensa do estágio e afastada por seis meses da faculdade, após postar nas redes sociais que teve o descanso "atrapalhado" pela chegada da idosa. O caso ganhou repercussão nacional. 

Ao TNH1, a advogada da família, Luciana Omena, informou que já está colhendo dados para endossar os processos. "A família enlutada lamenta tudo o que saiu nas redes sociais oriundo das publicações da acadêmica de Medicina. Um completo desrespeito a dignidade e saúde da pessoa humana, vítima naquele momento que infelizmente faleceu. Estamos aguardando mais informações  para as providências cabíveis para uma possível reparação", disse.

A advogada informou ainda que, inicialmente, a família não pretende processar a faculdade onde a estudante cursa o 9º período de Medicina. "Vamos procurar a Faculdade e a Unidade em que ela trabalhava. O certo é a ação contra a residente", afirmou, acrescentando que não descarta a ação contra a Prefeitura de Marechal Deodoro. "É responsabilidade do Município. Ela estava no ambiente de trabalho", disse Omena.

Estudante viralizou com comentários considerados antiéticos

Ontem, 09, a Faculdade Cesmac, onde a estudante cursa Medicina, informou que ela foi suspensa, sendo impedida de participar de atividades na instituição durante seis meses. Já a Prefeitura de Marechal cancelou o contrato de estágio e não tem mais vínculos com a estudante. 

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Marechal Deodoro, que enviou uma resposta por meio de nota. Leia na íntegra abaixo.

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que todo o atendimento oferecido à paciente seguiu os protocolos técnicos. A estagiária estava sob o acompanhamento de uma preceptora responsável pela supervisão de estágio curricular da graduação, como determina o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL), e o atendimento foi realizado pelo médico de plantão na unidade. 

De imediato, a paciente foi direcionada à sala vermelha, seguindo o procedimento padrão. Toda a estrutura e atendimento necessário lhe foi oferecido desde o primeiro momento, independentemente da conduta descabida da referida estagiária. 

O CREMAL já abriu procedimento para apuração da conduta da estudante, ao passo em que a Secretaria de Saúde já prestou todas as informações necessárias à elucidação do caso.

A Prefeitura lamenta profundamente o falecimento da senhora Lenilda Silva e manifesta suas condolências a todos os familiares e amigos. O Município segue honrando o seu compromisso de oferecer um sistema de Saúde sempre preparado para garantir um atendimento digno à toda a população.