Maceió

Família procura menino de dois anos que desapareceu em feirinha no Benedito Bentes

Redação TNH1, com TV Pajuçara | 19/04/22 - 15h21
Reprodução / TV Pajuçara / Arquivo pessoal

O pequeno Cauã, de apenas dois anos, está desaparecido desde a manhã da segunda-feira, 18, e foi visto pela última vez em uma feirinha no bairro de Benedito Bentes, parte alta da capital alagoana. Desesperada, a família está em busca de informações e iniciou o compartilhamento de fotos do menino em grupos de mensagens por aplicativo. O boletim de ocorrência foi registrado na noite de ontem.

Em entrevista ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara/Record TV, a mãe da criança identificada como Dirlene, que mora em Chã de Bebedouro, afirmou que Cauã estava passando uns dias na casa da amiga dela, no Benedito Bentes, para que ela pudesse trabalhar.

"Ela ligou para mim e disse que queria passar uns dias com ele. Como eu comecei a trabalhar, deixei ele com ela. Fui levá-lo até o terminal do Benedito Bentes, que ela mandou. Cheguei lá e deixei com ela. Quando foi ontem, cheguei do Centro e já soube da notícia que ele tinha desaparecido".

Ainda segundo relato de Dirlene, o menino sumiu após a amiga e o companheiro se deslocarem para uma loja no comércio do bairro. "Ela disse que estava em um ponto, entrou na lojinha e quando foi olhar, o meu filho já não estava mais na porta da lojinha, tinha sumido. Era uma lojinha de roupa. Estava ela, o esposo e o outro filho dela pequeno. Ela só entrou com o filho dela, e o esposo dela acho que deixou meu filho, esqueceu. Desapareceu desde ontem". 

Agentes do Programa Ronda no Bairro disseram que foram acionados para atender a ocorrência de uma criança perdida na Avenida Pratagy. A guarnição fazia patrulha, quando se deparou com o casal pedindo ajuda. Eles contaram que cuidavam do filho de uma conhecida e que a criança não possui documentos civis. A equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda foi chamada para dar suporte e realizar o encaminhamento necessário. O caso ficou sob acompanhamento do Conselho Tutelar da Região X.

O boletim de ocorrência mostrou que a amiga de Dirlene tem apenas 16 anos. A adolescente afirmou no documento que estava com a criança na feirinha do bairro, por volta das 11h40, quando percebeu o sumiço dela. Ela disse à polícia que imediatamente procurou agentes da Ronda do Bairro, mas que não localizaram a criança e comunicaram o desaparecimento para a mãe, junto ao Conselho Tutelar. 

Dirlene confirmou que Cauã é muito apegado à amiga dela e que, por isso, havia entregado o menino para passar um período com a amiga, para que pudesse trabalhar. A adolescente ressaltou que é amiga de Dirlene há muitos anos e que estava cuidando do menino há mais de um mês, mas que Dirlene sempre falava com ele por telefone. 

"O Cauã é importante. Não pude ficar com ele para ir trabalhar, já crio dois. Aí ela pediu para essa amiga dela ficar com ele. Quando ela estava trabalhando ontem, recebeu a notícia que ele tinha sumido. Peço que para quem esteja com ele, devolva ele para a mãe. É muito sofrimento para a gente. Os meus netos são importantes. Ele ainda não fala direito, me chama de bobó (vovó)", disse dona Edilene, avó do menino, bastante nervosa em entrevista ao Fique Alerta.

Quem tiver informações sobre o paradeiro do menino Cauã pode entrar em contato com a família através do número 98758-8960 ou pelo disque denúncia 181 da Polícia Civil.