Economia

FGTS: Veja como sacar até R$ 2.900 de dinheiro extra

Jornal Contábil | 15/07/20 - 14h55

Os nascidos no mês de julho que optaram pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia (FGTS) recebe o saldo a partir deste mês. O saldo será liberado na data escolhida quando o beneficiário fez adesão nos canais da Caixa Econômica Federal.

Entretanto em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, os cidadãos que optaram pelo resgate presencial do dinheiro podem mudar a opção no aplicativo do FGTS e receber o saldo em qualquer conta de outros bancos, desde que sejam de própria titularidade.

Saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário não é de todo o saldo da conta, mas de um percentual, que varia conforme o valor disponível: contas com até R$ 500 terão 50% do saldo liberado para saque; quanto maior o valor na conta, menor o percentual que o trabalhador poderá sacar ao ano.

O saque possibilita ao trabalhador sacar uma parte do FGTS uma vez por ano. Quem opta por essa modalidade não poderá sacar o saldo total da conta se for demitido sem justa causa. Só receberá a multa de 40% do FGTS, que não muda.

Calendário de saque-aniversário

O calendário para adesão ao saque-aniversário segue o mês de aniversário do trabalhador. Para receber em 2020, é preciso optar pela modalidade até o último dia do mês do seu nascimento. Quem perder o prazo ainda poderá aderir à modalidade, mas não conseguirá sacar o dinheiro em 2020. Os valores, portanto, estarão disponíveis somente a partir de 2021. Confira o calendário de pagamentos:

Mês de aniversário Mês para saque-aniversário
janeiro e fevereiro abril a junho de 2020
março e abril maio a julho de 2020
maio e junho junho a agosto de 2020
julho julho a setembro de 2020
agosto agosto a outubro de 2020
setembro setembro a novembro de 2020
outubro outubro a dezembro de 2020
novembro novembro a janeiro de 2021
dezembro dezembro a fevereiro de 2021