Gente Famosa

Filhos de Cid Moreira abrem 2ª ação contra madrasta: 'Transferiu R$ 40 mi'

Splash/UOL | 28/07/22 - 11h15

Roger e Rodrigo Moreira, filhos de Cid Moreira, abriram uma nova ação junto ao MPF (Ministério Público Federal). Eles pedem que Fátima Sampaio Moreira, atual mulher do jornalista, seja investigada por dilapidação de patrimônio do ex-âncora do "Jornal Nacional".

A nova ação, registrada na última segunda-feira (25), alega que Fátima se apoderou dos bens de forma "ilegal e abusiva", listando imóveis que supostamente pertenciam a Cid Moreira antes do início do relacionamento. Splash teve acesso ao documento.

A solicitação segue a mesma linha de acusações do processo aberto pelos filhos de Cid Moreira em julho de 2021. Na época, Roger e Rodrigo pediram a interdição do pai alegando senilidade, termo relacionado ao envelhecimento acompanhado do desenvolvimento de doenças crônicas.

- As ações têm o mesmo intuito: fazer com que ela (Fátima) devolva tudo o que tirou dele.

Angelo Carbone, advogado de Roger e Rodrigo, também conversou com a reportagem sobre o caso. Ele diz que a movimentação financeira de Fátima precisa ser averiguada, pois Cid ainda não passou pela avaliação psicológica solicitada no ano passado.

"Ela transferiu para a própria conta e de parentes mais de R$ 40 milhões, e está sempre tentando vender imóveis. O dinheiro é mandado ao exterior para uma irmã de Fátima, que mora em Miami, nos EUA. Nossa esperança é que a polícia verifique como isso é feito. Ele aceita tudo o que ela quer", afirmou.

Os filhos do ex-apresentador afirmam que Fátima simula prestações de serviço para tomar posse de bens do apresentador. Segundo o texto, ela também tem acesso aos pagamentos feitos a Cid Moreira pela Rede Globo, que mantém contrato vigente com o jornalista.

Áudio e suposta traição

A Record TV divulgou, na última terça-feira (26), um áudio de uma suposta conversa entre Cid Moreira e Fátima Sampaio em 2000, ano em que iniciaram o relacionamento. Roger Moreira, filho adotivo do jornalista, comentou sobre a gravação em conversa com Splash.

Ele afirma que o registro foi encontrado recentemente em um acervo de fitas mantido pelo pai. O filho relata que, na época, desconfiava de um caso do pai fora do casamento, mas não podia comprovar o envolvimento com Fátima.

No diálogo mostrado por Roger, Fátima questiona Cid sobre a possibilidade de manter um quarto na casa do jornalista. "Ela pode chegar a qualquer momento", responde na conversa.

"Cid contratou a Fátima como jornalista para uma prestação de serviços, mas ficou claro que era outra coisa. A minha mãe descobriu e a separação foi inevitável", disse.

Antes de iniciar oficialmente o relacionamento com Fátima Sampaio Moreira, o ex-apresentador foi casado com Ulhiana Naumtchyk por sete anos.

O que diz Cid Moreira?

A ação também diz que Fátima se aproveita da "senilidade, idade e doença de Cid, que não sabe bem o que faz". A acusação não se aprofunda sobre o quadro de saúde do apresentador, que comentou sobre o caso em entrevista a Splash ontem.

"Foram coisas tão absurdas, dizendo que eu tava passando fome. Meu Deus! Como? Como eu teria a saúde que eu tenho... Dormi mal uns dez dias (após as acusações), mas não perdi a fé em Deus e superei", disse.

Cid relata que, diferente do afirmado por Angelo Carbone, comprovou sua sanidade. "Pensei que nunca fosse acontecer comigo. Nunca. E, de repente, eu tive que provar que não... Eu tive que ir ao médico, etc. É desagradável, não é?".

Para ele, é impossível uma reconciliação com Rodrigo e Roger Moreira, pois eles "erraram de uma maneira definitiva" motivados por "interesse financeiro".

Em contato com a reportagem, a assessoria de imprensa de Cid Moreira se posicionou sobre o novo processo. "Eles só querem o dinheiro. Nós vamos deixar a Justiça fazer o seu trabalho para depois falarmos", disse a equipe.

'Passaram um pano'

Além da nova ação, Roger Moreira comentou sobre o arquivamento do processo anterior. Segundo ele, já foi solicitada a reabertura do caso junto ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

"Passaram um pano por cima disso [...] Mas acredito que será reaberto em breve", afirma.

Segundo Angelo Carbone, a investigação anterior foi negligente em relação ao estado de saúde de Cid Moreira e arquivou o processo antes que todas as provas fossem reunidas.

"Ele não tem capacidade de discernir. Ninguém vai dar tudo para uma pessoa só. Ele melhorou de saúde, mas continua aceitando o que é imposto. Nota-se que falta um 'parafuso', pois ninguém quer deserdar os filhos", afirma o advogado.