Mundo

Filipinas: professores inauguram call center para ajudar alunos com dificuldades

Razões Para Acreditar | 13/10/20 - 09h42

Se a educação à distância deixou de ser uma tendência e transformou-se em realidade global, este tipo de ensino oferece inúmeros desafios. Por isto, para garantir um ensino de qualidade aos estudantes, professores das Filipinas inauguraram um call center para ajudar alunos remotos que estão com dificuldades de aprendizado.

Assim como boa parte do mundo, as aulas presenciais foram anuladas sem data para retorno nas Filipinas. Preocupada com o fato de que o aprendizado virtual pode se tornar um problema para os alunos, autoridades locais decidiram unir diversos professores interessados em melhorar o cenário e montaram um call center. Desta maneira, os professores podem sanar as dúvidas de seus alunos de maneira segura e eficaz.

Inaugurado na capital Manila, a iniciativa conta com 50 professores fixos e mais 20 professores substitutos. Juntos, eles costumam responder centenas de consultas diárias por telefone, e-mail e mensagens instantâneas, tudo para garantir que os alunos continuem aprendendo como antes.

“A educação de qualidade deve continuar. Só porque há uma pandemia em andamento, a qualidade do aprendizado não deve ser afetada”, explicou Ferdinand Delgado, líder da equipe do programa de apoio. “Este programa foi feito para fortalecer os esforços do governo para ajudar os alunos em sua educação”, ressalta.

As Filipinas são reconhecidas como a capital mundial do call center, com mais de um milhão de funcionários atendendo a empresas internacionais com clientes de todo o mundo. Por que não adaptar este tipo de serviço à realidade imposta pela pandemia, não é mesmo?

E a ideia está trazendo muitos resultados. De acordo com os professores, a maioria das dúvidas dos estudantes estão relacionadas às aulas de matemática e ciências.

“Este programa é muito importante para os alunos porque nem sempre é fácil chegar aos professores da escola”, explicou a professora de matemática, Ailene Almoite. “Na maioria das vezes, os pais também não têm certeza sobre as aulas dadas aos alunos e não podem ajudá-los”, disse.