Brasil

Fiocruz entrega 6,5 milhões de doses da vacina de Oxford nesta sexta

Uol | 29/04/21 - 17h22
Thiago Duarte / Agência Alagoas

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) entrega amanhã uma leva de 6,5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Universidade de Oxford/AstraZeneca ao governo federal. A informação foi veiculada pelo jornal O Globo e confirmada pelo UOL.

A entrega programada para esta sexta-feira será a maior já feita pela Fiocruz, que produz a vacina na unidade Bio-Manguinhos. Com isto, a fundação chegará a 19,7 milhões de doses enviadas em abril ao PNI (Programa Nacional de Imunizações).

O novo lote a ser enviado ao governo federal também fará com que a Fundação Oswaldo Cruz supere os envios previstos para o mês, que eram de 18,8 milhões de doses do imunizante desenvolvido pela AstraZeneca.

Hoje, o Ministério da Saúde começou a distribuir cerca de 5,2 milhões de doses de vacinas aos estados e ao Distrito Federal, sendo que 5,1 milhões de doses eram do imunizante da Fiocruz e 104,8 mil eram da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan em parceria com a Sinovac.

Segundo dados atualizados na última terça-feira (27), o Ministério da Saúde já distribuiu 57,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 aos estados. 41,6 milhões eram doses da CoronaVac, e as outras 16,3 milhões eram da vacina da Fiocruz.

De acordo com dados atualizados ontem pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, 14,5% da população brasileira já recebeu ao menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus, enquanto 6,9% completou a imunização ao receber a segunda dose.

O estado que proporcionalmente mais aplicou a primeira dose de vacina é o Rio Grande do Sul: 19,4%. O estado de São Paulo permanece na primeira posição com relação à aplicação da segunda dose em termos percentuais: 8,9%.