Futebol Internacional

Firmino decide, Liverpool vence Tottenham e aumenta folga na ponta do Inglês

Ogol | 11/01/20 - 16h49
Divulgação/Liverpool

Ninguém consegue parar o Liverpool! Na capital inglesa, o time de Jürgen Klopp contou com gol do brasileiro Roberto Firmino para vencer o Tottenham, por 1 a 0. Foi a 12ª vitória seguida na Premier League dos Reds, que chegam a 61 pontos, 16 a mais que o vice-líder, Leicester, que tropeçou na rodada. Os Spurs seguem longe do G4, a nove pontos da quarta colocação. 

O imparável Liverpool

O Tottenham teve uma novidade na escalação: José Mourinho apostou no jovem Tanganga, estreante. E o zagueiro, parte da linha de três com Alderweireld e Sánchez, teve de ter o tal gelo no sangue.

Logo no primeiro minuto, Roberto Firmino recebeu na direita, cortou a marcação e bateu no canto. A bola já tinha passado por Gazzaniga quando Tanganga tirou em cima da linha. Na sobra, nem Tanganga evitou, mas Oxlade-Chamberlain acertou o poste.

A resposta dos londrinos foi na mesma moeda, ou seja: velocidade na transição rápida. Lucas Moura primeiro e depois Son mandaram arremates muito próximos da trave.

Só restava aos Spurs os contragolpes com Son e Lucas, e na base da individualidade. Cada vez mais avançado em campo, o Liverpool assumiu o controle do jogo e voltou a ficar perto de marcar em cabeçada de van Dijk defendida por Gazzaniga.

Aos 37 minutos, Gazzaniga não teve qualquer possibilidade. Henderson ganhou de Alli, a bola sobrou para Salah e o egípcio fez bem o pivô para Firmino. Com muita categoria, o brasileiro tirou de Tanganga e bateu com violência, estufando a rede.

Tottenham bem que tenta

O Tottenham tentou jogar mais no segundo tempo, mas seguiu dependendo muito da individualidade de Son e Lucas. Do outro lado, o ataque do Liverpool continuava mais contundente.

Com mais espaço para jogar nos contragolpes, os Reds ameaçavam matar o jogo. Na terceira oportunidade na segunda parte, Mané quase conseguiu de cabeça, mas Gazzaniga espalmou.

Tentando dar suporte a Lucas e Son, Mourinho colocou Lo Celso e Lamela em campo. Deu certo: Lo Celso pressionou a saída de bola, ganhou de Wijnaldum e Lucas deixou Son na cara do gol. O sul coreano, porém, chutou por cima e perdeu grande chance.

Ao menos o lance animou os londrinos para a pressão final. Lo Celso também teve chance clara de marcar, na pequena área, mas mandou, inacreditavelmente, para fora. Mourinho se jogou no chão, sem acreditar.

Os últimos arremates londrinos foram no alvo, mas quando é preciso, Alisson segura. O goleiro brasleiro não deu rebote e a vitória foi confirmada para aumentar a soberania vermelha na Inglaterra.