Ciência

Garoto com QI mais alto que o de Stephen Hawking dá dicas para testes de raciocínio

21/08/17 - 22h06
Reprodução/BBC Brasil

Você fica em pânico com testes de raciocínio? Não tem ideia de por onde começar a resolver um enigma?

Não se preocupe, esse garoto prodígio está aqui para ajudar.

Com 14 anos, Phazie Mannifield-Gale fez um teste de QI e tirou uma pontuação mais alta que a de gênios como Albert Einstein e Stephen Hawking.

O adolescente, que é de Yorkshire (Inglaterra), fez 161 pontos, o que significa que ele está qualificado para entrar no braço britânico da Mensa, que é a maior e mais antiga sociedade de QIs altos do mundo.

A seguir, ele dá ótimas dicas de como resolver desafios e treinar sua mente para testes de raciocínio.

Por onde começar a resolver um enigma?

"Eu começo tentando pensar qual pode ser o resultado. E então trabalho no problema de trás para frente, a partir das possíveis soluções", diz o jovem.

"Vejo as questões a partir de diferenças perspectivas, como matemáticas ou literais. Primeiramente, se é uma pergunta, eu a leio algumas vezes por completo. É o que realmente me interessa - o contexto da questão."

"Mas se for um enigma em 3D, de segurar nas mãos, eu o observo a partir de diferentes ângulos. Não fico obcecado com o resultado final, já que você pode enfrentar mais problemas assim."

Aqui está um enigma - como você o resolve?

Questão: Em um ano, outubro teve exatamente quatro terças-feiras e quatro sextas-feiras. Em qual dia da semana caiu o Dia das Bruxas, 31 de outubro, naquele ano?*

Eis o método de Phazie: "Leio a questão e vou quase de trás para frente, buscando um padrão ou sequência. Eu foquei nos dias e então tirei os números".

"Analisei assim porque há apenas 31 dias em outubro, então teremos três dias da semana que se repetirão cinco vezes e quatro dias que acontecerão quatro vezes."

"Nos disseram que há exatamente quatro terças e quatro sextas, então não poderíamos ter cinco quartas ou cinco quintas, então os dias que se repetiram cinco vezes foram sábado, domingo e segunda."

"Isso significa que 1º de outubro deve ter sido um sábado, o que significa que 31 de outubro teria caído em uma segunda-feira. Eu não deixei o enigma me sobrecarregar, na verdade achei esse muito fácil."

Resposta correta: segunda-feira.

*Esse enigma é do projeto NRICH da Universidade de Cambridge (nrich.maths.org).

Como você pode melhorar?

"Se você quer ficar bom em desafios ou testes, você pode melhorar com a prática."

"Ter paciência também ajuda! Pensar fora da caixa ajuda muito."

"Talvez ver como outras pessoas fazem o mesmo desafio. Nunca desista de um enigma!"

Qual é o segredo de um grande desafio?

"O segredo de um ótimo desafio é ter muitos passos diferentes para superar, e então chegar ao resultado."

"Tenho interesse por desafios e quebra-cabeças, já que eles nos ajudam a analisar problemas da vida real ao aumentar as habilidades analíticas. Eles me intrigam."

Como é fazer um teste de QI?

"Fiz o teste de QI na minha escola, Queen Elizabeth, em Wakefield, no Reino Unido. Gostei muito de fazê-lo."

"O teste era dividido em seis partes. Elas consistem principalmente em racionalização lógica e não lógica. Uma parte, porém, era sobre decifrar códigos e fazer testes de raciocínio e alguns problemas difíceis."

"Curti muito os testes porque eles realmente estimularam meu cérebro. Ele durou duas horas, e farei de novo ao completar 16 anos para ver qual é a minha pontuação como adulto. Acho legal as pessoas reconhecerem a inteligência como algo bom."

O que você quer ser quando crescer?

"Eu gostaria de ser um teórico físico - eles usam um braço da física que aplica modelos matemáticos e abstrações de objetos físicos e sistemas ara racionalizar, explicar e prever fenômenos naturais."

"Espero que, agora que consegui o rótulo de gênio, eu possa trabalhar onde quiser, o que seria idealmente na França, no Iter, um megaprojeto internacional de pesquisa em fissão nuclear e engenharia."