Polícia

Garoto é suspeito de matar amigo por acidente após achar arma em casa

Larissa Costa | 16/10/18 - 09h26
Antônio Carlos da Silva tinha 16 anos | Reprodução

Um jovem de 16 anos, identificado como Antônio Carlos da Silva, morreu no final da tarde dessa segunda-feira (15), no município de Campo Alegre, Agreste de Alagoas, vítima de um possível disparo acidental de arma de fogo. Ele estava na casa de dois amigos, um de 14 e outro de 17 anos de idade, no loteamento Olival Tenório, quando o fato aconteceu.

De acordo com informações do delegado Sidney Tenório, de Campo Alegre, o adolescente de 14 anos encontrou uma espingarda de caça, conhecida como soca tempero, no quintal de casa. Ele supôs que a arma estava descarregada e foi mostrar ao irmão e a Antônio que estavam na sala, quando apertou o gatilho.

Antônio Carlos da Silva, mais conhecido como Tony, foi atingido na cabeça. O adolescente que atirou e o irmão saíram nas ruas pedindo por socorro, mas quando retornaram, Tony estava morto.

A vítima, Antônio Carlos da Silva, tinha 16 anos e era muito próximo dos irmãos. (Crédito: cortesia ao TNH1)

A mãe e o padrasto dos irmãos não estavam em casa no momento do ocorrido. Após ser acionada e revistar a casa, a polícia encontrou outra espingarda no local. Segundo o delegado, as duas armas pertencem ao padrasto, que não tem autorização.

“O padrasto foi intimado a depor e deve ser ouvido na manhã desta terça. Foi instaurado contra ele um procedimento de omissão de cautela e posse ilegal de arma de fogo”, informou o delegado. "Esse caso comprova o perigo de se estar armado em casa e de pessoas sem autorização e despreparadas portarem arma", ressaltou.

Linha de investigação

Conforme o delegado, os dois adolescentes tentaram socorro à vítima, esperaram em casa a polícia chegar, não tinham inimizades e se mostraram totalmente dispostos a contribuir com as diligências. Por esses fatores, a Polícia Civil trabalha com a linha de investigação de crime culposo, quando não há a intenção de matar.

O menor de 14 foi autuado por ato infracional análogo ao homicídio culposo, na delegacia de São Miguel dos Campos, e em seguida liberado à mãe com a responsabilidade de apresentá-lo na manhã desta terça (16) para o promotor de Campo Alegre – Andresson Charles.