Tecnologia

Google Maps informará dados sobre ônibus em tempo real para Maceió e mais 59 cidades

Mobile Time | 07/02/20 - 10h43

O Google Maps (Android, iOS) terá informações de ônibus municipais em tempo real para mais de 60 cidades brasileiras nos próximos meses. A funcionalidade foi apresentada nesta quinta-feira, 6, durante as comemorações de 15 anos do serviço de navegação urbana.

De acordo com a companhia, os usuários poderão acessar detalhes sobre linhas, rotas, quantidades de paradas e tempo estimado no trânsito. O serviço conta com dados do Google Transit e do CittaMobi, uma empresa parceira do Google.

Confira a lista com a cidades que terão o serviço em tempo real:

Estado Cidade (s)
Alagoas Maceió
Amapá Macapá
Bahia Camaçari, Simões Filho e Vitória da Conquista
Distrito Federal Brasília
Espírito Santo Colatina e Linhares
Minas Gerais Além Paraíba e Juiz de Fora
Pernambuco Petrolina, Juazeiro, Caruaru, Recife e região metropolitana
Rio de Janeiro Volta Redonda, Resende, Itaperuna, Nova Iguaçu, São João da Barra, Belford Roxo, Pinheiral e Niterói
Rio Grande do Norte São Gonçalo do Amarante, Mossoró, Parnamirim e Natal
Rio Grande do Sul Pelotas e Rio Grande
São Paulo Taubaté, Jacareí, Ilhabela, São Sebastião, Bebedouro, Ribeirão Preto, São Carlos, Itapira, Água de Lindóia, Jaguariúna, Itatiba, Jarinu, Jundiai, Salto, Sorocaba, Guararema, Jandira, Cajamar, Itapevi, Franco da Rocha, São Caetano do Sul, Itaquaquecetuba, Caieiras, Barueri, Mauá, Cotia, Mogi das Cruzes, Diadema, Osasco e Guarulhos
Sergipe Aracaju

Brasil

Desde 2007 no País, o Google Maps tem o Brasil como um dos países que mais cresceu em novos usuários no ano passado, disse André Kowaltoeski, gerente de produto para o Google Maps, sem revelar os dados absolutos. Ao Mobile Time, o executivo disse que a maioria dos usuários acessa o aplicativo pelo celular. Contudo, explicou que o número de usuários que acessam por PCs é alto no Brasil, se comparar com outros países.

App renovado

Outra novidade apresentada pela companhia são mudanças no visual e usabilidade do app. Agora, as funcionalidades ficam mais fáceis de serem acessadas pelos usuários em abas simples.

Entre essas ferramentas de fácil acesso estão: explorar (busca de locais); Dia a Dia (informações em tempo real de um percurso diário do usuário); Salvos (locais salvos em uma página); Contribuir (contribuição com comentários ou dados para a plataforma); Novidade (uma série de lugares em alta em uma determinada região).

Vale dizer que, para acessar a nova versão do aplicativo, é preciso fazer sua atualização.

Em visual, o Google substituiu o ícone do mapa por um PIN colorido. E o símbolo do carro – que guia o usuário em seu percurso – aparecerá com um tema festivo para comemorar o aniversário, mas por tempo limitado no app.

Visão da rua

A empresa também aproveitou para apresentar as novas unidades do Carro Street View, usadas para capturar imagens em HD das ruas; e a mochila Street View Tracker, que captura as imagens em lugares que o carro não passa, como vielas, trilhas, ruelas, colinas e travessas. Ambos alimentam o modo do Street View com imagens e informações.