Alagoas

Governador determina medidas de amparo para mulheres vítimas de agressões domésticas

Redação TNH1, com TV Pajuçara | 22/07/22 - 14h46
Divulgação

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, afirmou na manhã desta sexta-feira, 22, durante coletiva sobre os dados da segurança pública em Alagoas, que determinou medidas de amparo nos atendimentos às mulheres vítimas de agressões domésticas no estado. Na última semana, Alagoas registrou ao menos três casos de feminicídios. Dois aconteceram em Maceió e outro foi registrado em Arapiraca. Em todos eles, as mulheres foram assassinadas pelos próprios companheiros, e em dois, o assassino tirou a própria vida. No terceiro caso, registrado nessa quinta, 21, no bairro Antares, o criminoso tentou suicídio após matar a esposa, mas sobreviveu.

"Determinamos a ampliação para todos os Centros Integrados de Segurança Pública (CISP) para que tenhamos nestes equipamentos um ambiente adequado e profissionais preparados para acolher essas mulheres que passam por agressão, principalmente por agressões domésticas. Temos investimentos também de inclusão social, investimento na inclusão produtiva. Estamos também investindo na construção de 200 novas creches, que possibilita a mulher a deixar o seu filho no ambiente adequado, procurar um trabalho, se fortalecer, ter a sua própria renda. E esse conjunto de investimentos vai fazer com que esses crimes diminuam drasticamente", disse o governador Paulo Dantas. 

Dados dos crimes no primeiro semestre - Em seis meses, Alagoas teve 599 crimes que terminaram em morte. Abril foi o mês com mais casos: 116. Em junho, por outro lado, foram 90, o menor número do primeiro semestre. Em Maceió foram registrados 184 casos e 35 em Arapiraca. 

"O que percebemos é que esses eventos foram decorrentes da proximidade. Pessoas assassinadas dentro do seu próprio domicílio, a facadas, pauladas, enfim. Eventos que ocorreram dentro de casa. Quando você fala de crimes relacionados às organizações criminosas, esse tipo de homicídio está controlado", disse Flávio Saraiva, secretário de Segurança Pública do Estado. 

"Observamos que a maioria desses homicídio que levaram a esse incremento eram situações isoladas, discussão de pai e filho, discussão de vizinhos. Coisas que obviamente a SSP se preocupa, vai punir essas pessoas, mas que são fatores e motivações que não são relacionados às organizações criminosas. Organização criminosa e tráfico de drogas são o nosso maior gargalo e o que a gente acompanha. Quando a gente perde o controle dessa situação de organização criminosa e tráfico de drogas é quando a gente passa a ter uma quantidade em série de homicídios e até uma elevação", explicou José Carlos, secretário executivo de Gestão. 

Até agora foram cumpridos 134 mandados de prisão no estado, 64 deles em casos de homicídios.

"Essas equipes diariamente estão identificando criminosos que têm mandado de prisão em aberto, que não estavam sendo procurados e por isso esse resultado é muito propositivo para a SSP. Mais de 130 pessoas foram presas por diversos mandados que estavam em aberto", detalhou Gustavo Xavier, diretor-geral da Polícia Civil. 

Os roubos a transeuntes subiram de 374 casos para 424 no comparativo do primeiro semestre de 2021 com 2022. Outro dado aponta que nos últimos três anos não há registros de roubos a coletivos em junho. Segundo a SSP, o mês de junho deste ano foi o terceiro mais seguro de AL desde o início do levantamento do Núcleo de Estatística e Análise Criminal. 

"Manter sempre a polícia com armas modernas, conectividade, tecnologia atual. São medidas como essas que vão garantir com que o estado de AL seja o estado que mais reduz violência entre os estados do Brasil", completou o governador.