Concursos

Governador Rui Costa anuncia novo concurso para oficiais da PM da Bahia

Folha Dirigida | 05/09/19 - 14h56

Na manhã desta terça-feira, 3, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou o novo concurso para oficiais da PM-BA. Durante a formatura do curso de formação especial de sargentos militares, o chefe do executivo deu a entender que o novo edital poderá ser divulgado ainda na próxima sexta-feira, 6.

"Esse ano teremos mais concursos. Sexta agora (6) CFO", disse o governador sobre o novo concurso para o Curso de Formação de Oficiais da PM-BA. O novo concurso PM-BA deverá seguir os passos da última seleção para a carreira, realizada em 2017. Para ingressar na PM-BA, é necessário ter o nível médio completo, idade ter entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m para homens, e 1,55m para mulheres. O salário pode chegar a R$ 2.157,95.

Em 2017, o concurso contou com 90 vagas para oficiais. Desse total, 60 foram destinadas à Polícia Militar, com 54 oportunidades para homens e seis para mulheres, e 30 para bombeiros, sendo 24 para homens e seis mulheres. 

Os candidatos foram avaliados por diversas etapas, sendo a primeira delas a prova objetiva. O exame contou com 75 questões de Língua Portguesa, Língua Inglesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ciências Humanas e Noções de Direito, além de uma redação.
Concursos PM e Bombeiros-BA são autorizados.

Além do concurso para oficiais, a PM-BA tem uma nova seleção prevista para soldados. Em julho, os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Bahia foram oficialmente autorizados.

Na época, em suas redes sociais, em resposta a um internauta, o governador afirmou que precisaria avaliar, primeiramente, a margem que o governo tem segundo a lei de responsabilidade fiscal "para definir a quantidade de vagas tanto da Polícia Militar quanto eventualmente para o Corpo de Bombeiros".

No entanto, para a Polícia Militar já foram anunciadas 2 mil vagas para soldados. Rui Costa confirmou, ainda, que os editais sairão este ano, mas sem uma data definida. "Serão 2 mil vagas, sendo que nós vamos chamar em duas etapas para programar a capacitação e o treinamento. Chamaremos primeiro mil vagas e, em seguida, chamaremos mais mil para treinamento. Então, ao todo serão 2 mil vagas e o edital será divulgado no segundo semestre", disse Rui Costa.

O governador, no entanto, ainda não confirmou se serão publicados dois editais, um para cada corporação, ou um único documento para ambas. A próxima etapa será a escolha da banca organizadora. Para concorrer ao cargo de soldado da PM-BA é preciso ter o nível médio completo ou médio/técnico. Além disso, os candidatos devem ter idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, além da altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).