Alagoas

Governo autoriza transporte exclusivo para mais de 1.000 profissionais de saúde

Agência Alagoas | 31/03/21 - 14h08
Márcio Ferreira / Agência Alagoas

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, autorizaram na manhã desta quarta-feira (31) a retomada do programa “Heróis da Saúde”, que garante aos trabalhadores que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 o transporte exclusivo até a rede hospitalar ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O serviço tem início nesta quinta-feira (1°), com 21 ônibus confortáveis e seguros, segundo o governo, e mais de mil profissionais de saúde serão contemplados com a iniciativa. Estão beneficiados os trabalhadores que atuam no Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital da Mulher, Hospital Metropolitano de Alagoas, Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, Hospital Escola Hélvio Auto e Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo e Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares.

Para o governador Renan Filho, o benefício aos profissionais de saúde é gigantesco. “São ônibus novos, confortáveis e adequados ao transporte que irão buscar os trabalhadores e levá-los aos seus locais de trabalho. Após o plantão nos hospitais da rede estadual, todos retornam nos mesmos veículos para as suas casas. É uma garantia de economia para o trabalhador que vem trabalhando muitos dias e horas por semana neste enfrentamento à pandemia da Covid-19”.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o programa é um reconhecimento ao empenho dos profissionais de saúde.

“Com a retomada deste programa, que chamamos de Heróis da Saúde, traz como principal sentido um reconhecimento ao belo trabalho, esforço e dedicação de todos os profissionais da saúde neste enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em um ano de combate à doença, estes trabalhadores foram fundamentais para salvar mais de oito mil vidas. São mais de oito mil altas hospitalares. Também é válido destacar que, por orientação do governador Renan Filho, seguimos atuando em parceria com os setores econômicos e com este apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo de Alagoas [Sinfretur], garantimos, ainda, a movimentação de renda a estes trabalhadores”, destacou o secretário Alexandre Ayres. 

Os 21 ônibus estão todos plotados com os dizeres “Heróis da Saúde. Transporte dos trabalhadores da saúde na linha de frente no combate à Covid-19”. A iniciativa foi colocada em prática em junho do ano passado, em parceria com Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo de Alagoas (Sinfretur), no auge da pandemia do novo Coronavírus, e sua retomada ocorre graças ao contrato celebrado com a Sesau. 

Os veículos estão identificados com o itinerário e as direções dos hospitais também estão comunicadas sobre os horários de chegada e saída dos profissionais, conforme as escalas de plantão.