Saúde

Governo de AL lançará programa para zerar espera por cirurgias plásticas em crianças com lábio leporino

Agência Alagoas | 03/11/21 - 11h41
Procedimentos serão realizados no Hospital da Mulher, em Maceió, e, posteriormente, no Hospital da Criança | Foto: Carla Cleto / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas irá lançar um programa para zerar a fila de espera por cirurgias plásticas em crianças com lábio leporino. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, nessa terça-feira (2), por meio de suas redes sociais. De acordo com Ayres, as cirurgias serão realizadas, inicialmente, no Hospital da Mulher (HM), em Maceió. Já em 2022, os procedimentos cirúrgicos passarão a ser realizados no Hospital da Criança, que está em fase de construção, em Maceió, e será entregue em breve.

“Vem aí mais um programa da Secretaria de Saúde de Alagoas. Vamos zerar a fila de cirurgias plásticas de crianças com lábios leporinos em Alagoas. Agradeço a parceria e dedicação da deputada estadual Fátima Canuto”, disse Ayres.

O programa é mais uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e pretende beneficiar todas as crianças que estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), aguardando pela cirurgia de correção do lábio leporino. Após a realização do procedimento, elas terão todo acompanhamento da equipe multidisciplinar do hospital. Mais detalhes sobre a ação serão divulgados em breve.

Lábio Leporino - A fissura labial, conhecida popularmente como lábio leporino, é o resultado de malformações congênitas. Caracterizada como uma abertura na lateral dos lábios superiores, entre a boca e o nariz, pode comprometer também dentes, gengiva, maxilar superior e o próprio nariz. Em muitos casos, este problema também vem associado à fenda palatina, que é uma abertura no céu da boca, parcial ou total, e que permite a comunicação direta da cavidade oral com o aparelho nasal.