Brasil

Governo de Pernambuco determina expediente normal no período de Carnaval 2021

JC | 28/01/21 - 19h21
JC Imagens

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (28), o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, anunciou que o Governo do Estado, por meio do comitê de enfrentamento à covid-19, decidiu suspender o ponto facultativo no período de carnaval deste ano. Assim, as repartições públicas de Pernambuco funcionarão normalmente durante a segunda (15/02) e terça-feira (16/02) de Carnaval. De acordo com o secretário, a decisão foi tomada para evitar aglomerações durante o feriado. As aglomerações contribuem para a transmissão da covid-19.

Portanto, os funcionários públicos estaduais vão trabalhar normalmente na segunda-feira (15/02) e terça-feira (16/02) de Carnaval, o que não ocorre na história recente do Estado há pelo menos cinco décadas. Pernambuco registrou novos 1.494 casos e 28 mortes causadas pela Covid-19 nesta quinta (28).

A festa de momo foi suspensa pelo governo do Estado em dezembro do ano passado devido à pandemia do coronavírus. Os eventos, de qualquer natureza, também estão suspensos por 30 dias para evitar que muitas pessoas frequentem o mesmo ambiente simultaneamente. Isso tem provocado muitos prejuízos ao setor que informa vir obedecendo todos os protocolos durante os eventos.

Novaes também afirmou que, na próxima semana, o governo do Estado vai anunciar um projeto que visa levar um auxílio para os artistas que "vão se apresentar numa outra modalidade, garantindo uma remuneração mínima para estes profissionais". A finalidade seria compensar a perda de remuneração de algumas categorias, como a dos músicos.

O Carnaval de Pernambuco é um evento que é importante pra várias cadeias produtivas do Estado, desde a rede hoteleira a parte cultural, que inclui a contratação de músicos, costureiras, entre outros profissionais ligados à folia de momo. A rede hoteleira também será impactada com a não realização de uma das maiores festas populares do Estado.

Assine o JC com planos a partir de R$ 1,90 e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do jc.com.br, à edição digital do JC Impresso e ao JC Clube, nosso clube de vantagens e descontos que conta com dezenas de parceiros.