Economia

Governo deve anunciar novo bloqueio no orçamento, diz secretário da Fazenda

Folha Press | 09/05/19 - 14h14
Ministério da Fazenda | Reprodução

O secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior, disse nesta quinta-feira (9) que o governo deve anunciar novo contingenciamento de recursos do orçamento ainda este mês.


De acordo com ele, a revisão é necessária devido ao fraco desempenho da economia, que tem como resultado menor arrecadação.


"Muito provavelmente", disse o secretário, o anúncio será feito no dia 22 de maio, data limite para a publicação de relatório mensal sobre despesas e receitas.
A afirmação foi feita em discurso na abertura do 31º Fórum Nacional, no Rio de Janeiro. Rodrigues Junior não adiantou o valor que será bloqueado.


O governo Jair Bolsonaro já contingenciou R$ 29,8 bilhões, medida que gerou protestos ao afetar os recursos da educação - com bloqueios de gastos desde o ensino básico a bolsas de pesquisa.


Em entrevistas, autoridades do governo vinham condicionando a possibilidade de novo contingenciamento à aprovação da reforma da Previdência ou à liberação de suplementação orçamentária pelo Congresso.


Em seu discurso, o secretário de Fazenda disse que o governo vem trabalhando em uma série de medidas para ajudar os estados em dificuldade, como a concessão de garantias do Tesouro para aqueles que se comprometerem com medidas de reequilíbrio fiscal e a partilha de recursos do pré-sal.