Alagoas

Governo, prefeitura e empresariado se reúnem, mas fechamento do comércio em AL continua indefinido

Gilson Monteiro | 02/03/21 - 16h15
Foto: Itawi Albuquerque/TNH1

Seguindo a tendência nacional, os números da Covid-19 em Alagoas voltaram a subir, o que trouxe à tona novamente o fantasma do 'lockdown', termo correspondente em inglês a confinamento, um fechamento mais radical e redução drástica da circulação de pessoas, que chegou a ser noticiado em um site de notícias da capital nesta terça-feira, 2, mas não confirmado pelo poder público.

Pela manhã, governo do estado e prefeitura de Maceió se reuniram com o setor produtivo. Mas o encontro não resultou em decisões, afirma o governo do estado em nota emitida na tarde de hoje."Dessa forma, nenhuma nova medida em relação ao Plano de Distanciamento Social Controlado ficou definida", diz o texto oficial.

Com isso, cogita-se um endurecimento do isolamento no estado, mas o fechamento total do comércio se tornou uma incógnita, mesmo que tenha perdido força com a reunião de hoje, de onde só saíram sugestões.

O Governo nega o lockdown divulgado em grupos de mensagens e em alguns sites de notícias, mas também não garante que a medida esteja totalmente descartada. E a prefeitura garante que o tema sequer foi tratado na reunião com comércio e indústria, ocorrida no Palácio do Governo. 

Confira as notas na íntegra: 

"[NOTA OFICIAL] Governo de Alagoas e Prefeitura de Maceió se reúnem com representantes do setor produtivo

O Governo de Alagoas vem a público informar que a reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (2) com a Prefeitura de Maceió e representantes do setor produtivo do estado, no Palácio República dos Palmares, não teve caráter deliberativo. Dessa forma, nenhuma nova medida em relação ao Plano de Distanciamento Social Controlado ficou definida.

No encontro, que teve a participação do secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias; dos secretários de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito; do secretário de Governo da Prefeitura de Maceió, Francisco Salles; do Secretário de Saúde de Maceió, Pedro Madeiro; e do coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19 de Maceió, Claydson Moura, foram apresentados números e ações relativas ao enfrentamento da pandemia a representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel/AL), da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis de Alagoas (ABIH/AL), da Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio/AL) e da Associação Comercial de Maceió.

Ao fim da reunião, as entidades se comprometeram a apresentar sugestões para o momento atual".

NOTA OFICIAL (Prefeitura de Maceió)

"A Prefeitura de Maceió esclarece que existe um grupo de trabalho entre o Governo do Estado e a Prefeitura para tratar das ações de combate ao coronavírus. Uma reunião do grupo acabou há pouco e todas as medidas serão anunciadas em conjunto ao longo da semana, que em nenhum momento foi tratado sobre lockdown. Reforçamos que todos estão empenhados e preocupados com a situação e que segue ouvindo os especialistas, bem como o setor produtivo. Nosso objetivo comum é proteger e salvar vidas".