Cinema

Grammy 2019: Lady Gaga repete feito de Céline Dion com ‘Nasce uma Estrela’

Filme 'Pantera Negra' ainda quebrou jejum de 17 anos com indicação de trilha sonora a álbum do ano

VEJA.com | 07/12/18 - 21h04
Nasce Uma Estrela | Reprodução

Os filmes de Hollywood foram um dos destaques nas indicações para o Grammy de 2019, anunciadas nesta sexta-feira, 7. O musical Nasce uma Estrela, estrelado por Lady Gaga e Bradley Cooper, conseguiu repetir uma proeza conquistada pela última vez por Titanic, lá em 1999. A canção principal Shallow foi indicada a duas das principais categorias da premiação: gravação e música do ano, o mesmo que aconteceu com My Heart Will Go On, o clássico interpretado por Céline Dion.

As expectativas ficam altas com o anúncio. A canção de Titanic não só foi indicada nas categorias, mas levou as duas estatuetas do Grammy para casa. Shallow ainda concorre a melhor música pop de duo ou grupo e melhor música escrita para mídia visual. Considerando que a canção nem é tudo isso, é possível que a indicação tenha sido mais resultado do sucesso do filme do que da qualidade da música.

A canção é a única de Nasce uma Estrela que concorre à premiação neste ano. Isso porque foi lançada em 27 de novembro, oito dias antes do álbum completo – e o último dia para a inscrição para o Grammy foi 30 de novembro.

Por coincidência ou não, outro filme obteve a mesma conquista de Nasce uma Estrela. A música tema de Pantera Negra, All Stars (interpretada por Kendrick Lamar e SZA), também foi indicada a melhor gravação e música do ano. O herói da Marvel ainda conseguiu outro feito, que não acontecia há dezessete anos: a trilha sonora recebeu uma indicação a melhor álbum do ano. A última produção nomeada à categoria foi E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?, dos irmãos Cohen, que levou a estatueta em 2002.

Com músicas produzidas pelo rapper Kendrick Lamar, a trilha sonora de Pantera Negra conta com canções interpretas por nomes como The Weeknd, Khalid, Travis Scott e Jorja Smith — cantores negros que têm se destacado no cenário musical nos últimos anos. O longa recebeu um total de sete indicações ao Grammy e tornou Lamar o cantor que concorre em mais categorias em 2019 — ele ainda foi indicado a melhor performance de rap por King’s Dead. 

A trilha sonora de Nasce uma Estrela foi gravada junto com as cenas do filme — normalmente os atores de musicais apenas dublam as suas falas nas canções, já feitas em um estúdio. Para tal feito, a parceria do estúdio Warner Bros. e a gravadora Interscope foi uma vantagem. Quem comemora esse protagonismo dos filmes no Grammy é o grupo Universal Music, detentor da gravadora, que também foi responsável pela trilha sonora de Pantera Negra e possui contrato tanto com Gaga quanto com Lamar.