Grana nos cofres e mais: o que ASA e CRB podem garantir na final do Alagoano?

Publicado em 11/03/2025, às 14h04
Crédito: João Marcelo Cruz / TNH1
Crédito: João Marcelo Cruz / TNH1

Por TNH1

Após os primeiros 90 minutos eletrizantes, com um empate por 2 a 2, a decisão do Campeonato Alagoano chega ao seu capítulo final. No sábado (15), CRB e ASA voltarão a ficar frente a frente, agora no Rei Pelé, para decidir quem será campeão do estadual. 

De um lado, a chance de carimbar na história mais um tetracampeonato. Após três títulos consecutivos em cima do Fantasma, o Regatas chega para tentar alcançar o feito que só se repetiu duas vezes: 1937-1940 e 1976-1979.

Do outro, a oportunidade de alcançar o oitavo estadual da história, quebrando um jejum de 14 anos sem ver a cor da taça.

Mas em campo, há muito mais em jogo do que a simples volta olímpica. Confira, abaixo, o que as equipes já garantiram e o que podem garantir.

Premiação

Este ano, o campeão irá embolsar R$ 100 mil pelo título. Vale lembrar que, pela participação, cada clube recebeu da Federação Alagoana de Futebol (FAF) mais de R$ 200 mil.

Vaga na Copa do Brasil

Apesar da Copa do Brasil 2025 ainda estar no início, a preocupação pela participação na competição do ano que vem inicia com antecedência. Isso porque, das 92 vagas, 80 são distribuídas pelos Campeonatos Estaduais.

Em Alagoas, duas delas já são dadas aos finalistas do Alagoano. Ou seja, ASA e CRB já estão garantidos na Copa do Brasil 2026.

Vaga no Brasileiro

O regulamento do Campeonato Alagoano também assegura uma das vagas do estado na Série D. A outra é dada ao campeão da Copa Alagoas.

Neste caso, como o CRB já disputa a Série B, a vaga iria para o ASA de forma automática - a não ser que o Fantasma consiga o acesso à Série C nesta temporada.

E a vaga na Copa do Nordeste?

Por outro lado, ainda há indefinição quanto às vagas na Copa do Nordeste. Até o fechamento desta matéria, a CBF ainda não bateu o martelo sobre a competição em 2026.

O atual regulamento do Campeonato Alagoano não reserva vagas para a competição regional.

Art. 8° § 2º – As vagas na Copa do Nordeste 2026 serão distribuídas conforme critérios estabelecidos pela CBF no regulamento daquela competição.

A grande final

A finalíssima do Campeonato Alagoano acontece no sábado (15), às 16h (de Brasília), no Rei Pelé. Com o empate no jogo de ida, quem vencer a volta fica com o troféu. Em caso de igualdade no placar, a definição será através das penalidades.

A TV Pajuçara/RECORD transmite, com imagens, a partida. O TNH1 e a Pajuçara FM também farão cobertura.

Gostou? Compartilhe