Alagoas

Gratuitos e à distância, cursos do Senar capacitam produtores durante a quarentena

Assessoria Senar | 31/03/20 - 14h21
Ascom Senar

Neste período de isolamento social, em que o Brasil luta para vencer o coronavírus, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é um bom aliado de quem quer aproveitar a quarentena para se capacitar. O portal de ensino a distância do Senar contribui com a formação e a profissionalização das pessoas do meio rural em todo o território nacional. 70 cursos profissionalizantes, gratuitos e com certificação, ampliam o acesso ao conhecimento e abrem oportunidades para o aumento da produtividade, da renda e da qualidade de vida dos brasileiros do campo.

“O produtor rural, profissional ligado ao agronegócio ou qualquer pessoa que deseje atuar neste segmento pode se inscrever nos cursos, que exigem nível médio ou superior.  A plataforma permite o acesso a um conhecimento muito vasto, sobre diversas áreas das cadeias produtivas. Há cursos sobre manejo de pastagens, ovinocultura, gestão de riscos, inclusão digital, produção vegetal, suinocultura, bovinocultura de leite e corte, empreendedorismo e gestão de negócios, entre outras áreas”, explica a coordenadora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar Alagoas, Luana Torres.

Estante virtual

O Senar também disponibiliza, gratuitamente, uma estante virtual com a coleção das cartilhas utilizadas nos treinamentos de produtores e trabalhadores rurais, para a melhoria da produção agropecuária. O acervo possui 161 cartilhas sobre saúde; segurança no trabalho; agroindústria; apicultura; aquicultura; avicultura; bovinocultura; cafeicultura; legislação; produção vegetal; equideocultura; fruticultura; gestão e empreendedorismo; grãos, fibras e oleaginosas; horticultura; ovinocaprinocultura; construções rurais; agricultura de precisão; piscicultura e silvicultura.

“Neste período em que se faz necessário passar mais horas que o comum em casa, a metodologia de ensino a distância é a forma mais segura de continuar estudando. Quem deseja impulsionar a carreira e carimbar mais conhecimentos no currículo, não pode perder as oportunidades que o Senar oferece”, orienta Graziela Freitas, coordenadora do Departamento Técnico do Senar Alagoas.

Até mesmo no celular, o estudante consegue ter acesso a conteúdos como vídeos e legislação. “Pensamos no futuro profissional das pessoas e ajudamos a levar conhecimento mesmo em períodos mais difíceis como o que estamos vivendo. Desejamos sucesso a todos em sua jornada de estudos”, comenta Graziela.

Os cursos a distância e a estante virtual com cartilhas do Senar estão disponíveis no site ead.senar.org.br.