Futebol Nacional

Grêmio se agarra à última esperança no Brasileirão; queda pode vir hoje

Ogol | 06/12/21 - 09h39

O Grêmio segue à espera de um milagre para se salvar da Série B, mas o empate com o Corinthians, neste domingo, tornou a salvação ainda mais improvável. Para o Tricolor Gaúcho, o rebaixamento pode vir nesta segunda-feira, e sequer depende dos seus esforços. Mas ainda há um fio de esperança para se agarrar.

Com apenas uma derrota nos últimos seis jogos, o Grêmio até viu seu rendimento melhorar. Mas a reação tinha de ter sido mais intensa para compensar a campanha desastrosa ao longo do Brasileirão, e o empate contra o Corinthians, um resultado que poderia ser considerado normal fora de casa, acabou por ganhar tons dramáticos.

"Natural que estejamos chateados. Mas enquanto há esperança a gente vai lutar. Se a esperança vai durar 24 horas ou 72 horas, a gente está ainda agarrado nisso, porque ainda faltam jogos dessa rodada. Dependendo dos resultados, o Grêmio ainda tem chance. Não acho que esta próximo do zero. Chance é chance. Eu acredito muito nisso ainda", discursou o técnico Vagner Mancini, que assumiu o time na reta final para tentar a reação.

Últimas 24h na elite? A segunda-feira será de muita expectativa para o torcedor tricolor. Com uma atípica rodada que se encerra na noite de segunda-feira, os resultados que restam podem determinar o rebaixamento, ou tornar a missão da final menos improvável. Com 40 pontos e uma rodada por disputar, o Grêmio pode no máximo igualar os pontos de Bahia, Juventude e Cuiabá, e precisa ultrapassar dois pelo critério de desempate.

O Bahia jogou e venceu na 37ª rodada. Mas dois jogos ainda interessam ao Grêmio: São Paulo x Juventude e Cuiabá x Fortaleza. Se os dois concorrentes na luta contra o Z4 pontuarem, o Tricolor Gaúcho cai ainda na segunda-feira. Se um dos dois perder, as esperanças serão mantidas, embora ainda remotas. Se os dois perderem, a probabilidade de escapar na rodada derradeira aumenta consideravelmente.

Mas o Grêmio também precisará fazer sua parte...

Galo e cenário mais positivo - Caso ganhe sobrevida com os resultados desta segunda-feira, o Grêmio volta seu foco a vencer - ou vencer - o campeão Atlético Mineiro. A missão gremista, por si só, já é difícil sem depender de outros resultados. Mas há aqui um elemento facilitador: o Galo joga a primeira final da Copa do Brasil no domingo e dificilmente terá força máxima na quinta-feira.

As contas do Grêmio, em caso de vitória sobre o Galo, são simples: dois dos três outros concorrentes, Bahia, Cuiabá e Juventude, não podem pontuar mais. A vantagem tricolor é que terá sempre mais vitórias que os adversários neste caso.

Na rodada final, o Bahia vai a Fortaleza, o Cuiabá visita Santos e o Juventude recebe o Corinthians. O rebaixamento gremista vai depender do fracasso de dois deles ao menos. É uma combinação difícil de resultados, mas "chance é chance" e o torcedor gremista vai seguir agarrado a isso até o fim.