Saúde

Grupo de diabéticos e familiares protestam em frente à Sesau

05/07/16 - 11h08
Cortesia ao TNH1

Um grupo de pessoas realizou um protesto em frente à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na manhã desta terça-feira (5), para cobrar que medicamentos utilizados para tratar diabetes sejam repostos nas farmácias do Governo.

Eles pedem insulina Lantus, tiras de medição e insumos para bombas de insulina, que, segundo eles, já deveriam ter sido entregues desde novembro de 2015.

Em nota, a assessoria de comunicação da Sesau disse que “as insulinas de curta duração estão disponíveis na farmácia central do Estado, antiga Farmex, bem como a insulina de longa duração, denominada Novolin”.

Quanto à solicitação de insulinas de longa duração (Lantus), a nota afirma que "não constam no catálogo do Ministério da Saúde e não foram aprovadas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (conitec), por falta de amparo técnico”.

Já as fitas de glicemia, a Sesau informou que “há um processo de compra já empenhado e está aguardando a remessa de novos lotes, o que deve ocorrer nos próximos dias”.