Imagem Grupo Pantai abraça a preservação da lagosta
Nide Lins

Grupo Pantai abraça a preservação da lagosta

Em 10 de Março de 2025 às 11:43

Por nide Lins

Eu amo lagosta na manteiga com ervas, simples assim—especialmente a preparada por dona Rosa, do restaurante Companhia da Lagosta, acompanhada de macaxeira frita, uma tradição da alagoana de Japaratinga. É bom, não se amostra! Agora, o restaurante da Rosa cresceu e passou a integrar o grupo Vila Pantai, uma rede de hotéis presente em Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Maragogi, São Paulo e Atins  ( Lençóis Maranhenses). Para preservar a espécie, de novembro a abril—período de defeso do crustáceo—ela não é servida. Mas, em compensação, há um cardápio cheio de sabores, como o Camarão Lampião (substituto da lagosta), preparado no molho de queijo do reino e servido com arroz e bastão de macaxeira com queijo. Afinal, como dizem: se o mar não está para lagosta, está para peixe.

Gostou? Então vem comigo conhecer essa história no Vila de Taipa Exclusive (@viladetaipaexclusivehotel), onde contém  a trajetória de Iran (@irancavalcantes) e Rosa Cavalcante (@rosalinacavalcantevila).

Lagosta da Rosa, mas depois do período do defeso

O café da manhã é sempre uma grata surpresa. As frutas da estação deixam tudo mais saboroso: jaca docinha, manga e pitomba foram minhas paixões deste mês de março, mas há também mamão, melão, banana, morango... Sem falar na tapioca, cuscuz, torta salgada ou empada de camarão, bolo e a famosa cocada de forno da Rosa. Uma infinidade de sabores! Mas o pão de queijo, servido nas mesas com o "bom dia" e a alegria de Carla Graziella, é simplesmente divino. Coisa que alagoano faz bem: o bem-receber.

Café da manhã com jaca, pitomba e manga

Toda a beleza do mar de Japaratinga cabe no Vila de Taipa Exclusive Hotel. E pensar que tudo começou com o restaurante Companhia da Lagosta, que depois ganhou uma cozinha dentro da pousada. Os apartamentos oferecem todo o conforto que precisamos: camas aconchegantes, ar-condicionado e um restaurante charmoso dentro do hotel. Mas ninguém resiste à versão "pé na areia", com direito a rede e o mar aos nossos pés. É bom demais! Casquinha de siri, camarão Lampião e Maria Bonita ou um peixinho na chapa com pirão, cerveja gelada ou água de coco. Tudo perfeito.

Peixe na chapa com pirão e macaxeira frita

Em maio, com o fim do período de defeso da lagosta, aposte na Lagosta Lampião e Maria Bonita, servida no molho de queijo do reino ou na manteiga, com macaxeira frita à moda Rosa. É show!

Restaurante Companhia da Lagosta beija o mar de Japaratinga

História - O restaurante Companhia da Lagosta, a poucos passos do mar, começou como um simples barraco de palha em meio a uma imensidão de coqueiros e fruteiras. Desde o início, Rosa inovou na receita dos pescados. Ela nunca gostou de servir peixe, camarão, polvo e a famosa lagosta sem acompanhamento. Como havia macaxeira em abundância, incluiu essa opção no cardápio. Deu tão certo que virou tradição na cidade praieira de Japaratinga—um lugar que ainda lembra uma vila de pescadores, onde o mar sempre abraça com o temperinho do sal e do sol.

Rosa e Iran, empreendedores de Japaratinga

O restaurante da Rosa sempre contou com o apoio do filho, Iran, que fez o curso de gastronomia no Senac de Recife. Com o talento herdado da mãe, tornou-se chef da Companhia da Lagosta, mas, com um pé na cozinha e outro no mar, alçou novos voos e se tornou hoteleiro. Hoje, com uma equipe bem afinada, administra a rede de hotéis Vila Pantai, que abraça a preservação das lagostas para que elas continuem existindo na mesa dos alagoanos. 

Detalhe do aparamento da Vila de Taipa Exclusive 

Rota: Vila de Taipa Exclusive

Preço da diária a patir de R$ 440,00 por diária (casal) com café da manhã

Rua Da Praia, 107 - Povoado, Japaratinga - Telefone: (82) 99120-4553

Piscina do Vila de Taipa Exclusive

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas