Eleições

Grupo prioritário: idosos são os primeiros a chegar nos locais de votação

Teresa Cristina e Robson Muller | 15/11/20 - 08h55
Itawi Albuquerque/ TNH1

Com o horário preferencial das 7 às 10 horas reservado para os idosos, como grupo prioritário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os primeiros eleitores já começam a votar em Maceió. 
No maior local de votação de Maceió, o Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro do Farol, o movimento é considerado tranquilo.

Como medidas de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus, está sendo mantido o distanciamento de um metro entre os eleitores que aguardam nas filas para votar, bem como o uso de álcool gel. 

Cícero Alves dos Santos, 67, aproveitou o horário preferencial e já votou. “Encontrei cinco pessoas na minha fila. Foi tudo bem rápido, tanto na fila quanto na cabine pra votação. O distanciamento está sendo obedecido e por enquanto não teve aglomeração. Cheguei aqui umas 7h30, moro pertinho. Aproveitei para fazer uma caminhada antes de votar”, disse. 

Cícero dos Santos votou no Cepa. Crédito Itawi Albuquerque/ TNH1

Assim como Cícero, Maria Nazaré Lima Acioli, 71, também já compareceu ao local de votação. Mesmo não tendo mais a obrigatoriedade do voto, a aposentada destacou a importância de participar da escolha do novo prefeito e vereadores de Maceió. 

Nazaré Lima Acioli destacou a importância do voto. Foto: Itawi Albuquerque/ TNH1

“Eu moro na parte baixa, mas a minha seção é aqui no Cepa, onde eu trabalhei como professora. Para mim, é um prazer enorme. Eu não preciso mais votar porque tenho 71 anos, mas me sinto na obrigação e quero exercer o meu dever de cidadã. E a melhor coisa que fizeram foi esse horário preferencial para idosos porque foi tudo muito tranquilo, dentro dos protocolos de segurança”, contou.