Brasil

Guarda é preso com arsenal em carro esportivo no interior de SP

Folhapress | 29/09/20 - 16h37
Divulgação/Deic

Um guarda-civil municipal de 40 anos foi preso quando transportava 31 armas no porta-malas de um Chevrolet Camaro, na manhã desta terça-feira (29), em Americana (127 km de SP). O arsenal seria usado por quadrilhas envolvidas em roubos, segundo a Polícia Civil.

O GCM era investigado pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), suspeito de alugar e vender armas para o crime organizado. "As informações indicavam que um homem, conhecido por ter um Camaro branco, estaria fornecendo armas para operacionalizar quadrilhas envolvidas em roubos. Ele teria como base a cidade de Americana", diz trecho de nota.

Com base nessas informações, investigadores da 5ª Delegacia do Patrimônio conseguiram interceptar o esportivo de luxo no cruzamento da rua Florindo Cibin com a avenida Carminé Feola.

No porta-malas do veículo foram encontrados e apreendidos três fuzis, três garruchas, cinco espingardas, seis revólveres, além de 14 pistolas. Essa quantidade de armamento equivale a 70% das 44 armas de fogo apreendidas na cidade, entre janeiro e agosto deste ano, segundo dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública), gestão João Doria (PSDB).

A polícia acrescentou que o esportivo de luxo, ano 2014, pertence ao GCM e está avaliado em R$ 144.603, segundo tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O guarda foi indiciado por porte ilegal de arma de uso restrito. As investigações continuam para apurar para quem ele fornecia o material e e por quais valores.

OUTRO LADO

A Prefeitura de Americana, gestão Omar Najar (MDB), afirmou não ter sido informada ainda sobre a prisão do GCM. Porém, o governo municipal garantiu que vai apurar a questão "para tomar internamente as medidas cabíveis, se necessárias."

A Guarda Civil Municipal de Americana destacou não aceitar "práticas criminosas de seus patrulheiros."