A Prefeitura de Maceió, em parceria com a Guarda Civil Municipal e o DMTT, lançou uma ação para combater cobranças abusivas de flanelinhas durante o São João Massayó, visando proteger os cidadãos que estacionam em vias públicas.
A operação, parte da iniciativa chamada Operação Usurpação, já está em andamento em vários pontos da cidade e busca coibir práticas irregulares, como a exigência de pagamento por vagas públicas, que pode ser considerada extorsão.
Os flanelinhas abordados receberam orientações e advertências, enquanto materiais utilizados de forma irregular foram recolhidos, com o intuito de promover segurança viária e garantir o direito de ir e vir da população durante as festividades.
A Prefeitura de Maceió realizou uma ação para coibir cobranças abusivas de flanelinhas nas proximidades do São João Massayó. A iniciativa foi realizada em parceria entre a Guarda Civil Municipal e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), no bairro de Jaraguá, nessa terça-feira (23).
LEIA TAMBÉM
“Nossa ação teve como objetivo conscientizar os flanelinhas de que eles não podem obrigar nem exigir qualquer tipo de pagamento para que o cidadão estacione seu veículo nas vias públicas. Todos os materiais utilizados pelos guarda-vagas, como cones, foram recolhidos, e os profissionais abordados receberam orientações e advertências para não constranger ou extorquir os cidadãos que vão aproveitar a festa”, explicou o secretário municipal de Segurança Cidadã, delegado Thiago Prado.
Nicollas Albuquerque, agente de trânsito do DMTT, destacou que outras ações já vêm sendo realizadas por meio da Operação Usurpação para combater esse tipo de prática em diversos pontos da cidade, especialmente durante o período junino.
“Essa é mais uma etapa da Operação Usurpação, que tem como objetivo recolher materiais utilizados de forma irregular por flanelinhas, sobretudo cones que impediam o estacionamento seguro de veículos nas vias públicas”, afirmou.
A exigência de pagamento para utilização de vagas públicas pode configurar crime de extorsão e deve ser denunciada às autoridades policiais. A ação tem como objetivo promover mais segurança viária, garantir o ordenamento do trânsito e assegurar o direito de ir e vir da população durante os festejos juninos da capital alagoana.
LEIA MAIS
+Lidas