Tecnologia

Há risco em usar uma VPN para burlar o bloqueio ao WhatsApp?

17/12/15 - 10h13

Há risco em usar uma VPN para burlar o bloqueio ao WhatsApp? (Crédito: Reprodução internet)

Há risco em usar uma VPN para burlar o bloqueio ao WhatsApp? (Crédito: Reprodução internet)


A justiça determinou o bloqueio temporário do WhatsApp no Brasil, mas alguns usuários encontraram um meio de passar por cima da medida e utilizam mesmo assim o aplicativo de conversas mais famoso do mundo.



As operadoras de internet bloqueiam o uso do aplicativo através dos endereços IPs nacionais, então é até simples passar por cima disso utilizando aplicativos que criam uma rede virtual privada e acabam simulando uma conexão de outra localidade.

Fica a dica: Saiba como usar o WhatsApp mesmo com o bloqueio!

WhatsApp não funciona em 3G e 4G; Wi-Fi ainda consegue conexão

Existem diversos aplicativos gratuitos para isso na loja dos smartphones. Porém, especialistas alertam para os riscos que os usuários podem estar expostos ao tentar dar um "jeitinho" para acessar o Whatsapp.

O gerente de TI, Luis Folha, orienta que aplicativos não autorizados podem causar grandes transtornos.

"Os usuários que utilizam o modo VPN, responsável por desbloquear sites, aplicações e conteúdo na internet, podem criar uma série de problemas como a exposição de informações particulares que estão salvas no aparelho. Estes aplicativos fazem uma espécie de contorno do registro das operadoras e acessam a conteúdos de forma não supervisionada. Hackers podem ter informações particulares bem mais facilmente, pois não terão obstáculos para isso", explica.

 




Fonte: Diário Online