Hackers invadiram o sistema do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD, na sigla em inglês), na manhã desta segunda-feira (24/2), e exibiram numa televisão do órgão do governo dos EUA vídeo feito por inteligência artificial no qual Donald Trump aparece acariciando e beijando os pés do bilionário Elon Musk.
LEIA TAMBÉM
As imagens apareceram num aparelho de uma cafeteria do HUD na sede da agência federal, acompanhadas de uma mensagem em letras garrafais: "VIDA LONGA AO VERDADEIRO REI".
A invasão dos hackers ocorre num momento em que a mídia, as redes sociais e a opinião pública discutem a influência de Elon Musk no governo Trump.
Nesta semana, os principais departamentos do governo federal nos EUA orientaram seus funcionários a não responderem a um e-mail enviado no sábado (22/2) por Musk, no qual são questionados o que realizaram no trabalho na semana passada. O bilionário sul-africano com passaporte canadense, que é dono da Tesla e da rede X, à frente do recém-criado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês).
Pesquisas públicas recentes mostraram que os americanos acreditam que Musk, cujo departamento audita o HUD e outras agências, recebeu muito poder no poder executivo — mesmo que os eleitores concordem amplamente com a missão de cortar o orçamento federal.
As imagens foram tiradas de uma postagem no X de uma semana atrás:
+Lidas