Tecnologia

Hand Talk: há 10 anos traduzindo o mundo para a linguagem de sinais

TNH1 | 09/08/22 - 11h40
Foto: Divulgação

Democratizar a informação por meio da inclusão. Há 10 anos surgia a ‘Hand Talk’ (mãos que falam), tecnologia que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua brasileira de sinais. 

A iniciativa, inédita ao redor do mundo, nasceu de um trabalho acadêmico com a vontade dos desenvolvedores em solucionar o problema existente na sociedade. “A ideia não era nem negócio. Fui tentar olhar para os problemas que o mundo tinha na época e ver o que poderia fazer”, relatou Ronaldo Tenório, CEO da ‘Hand Talk’.

O aplicativo consegue interpretar as mensagens digitadas ou enviadas por áudio e um avatar expressa o significado para os surdos. Ao longo da década foram inúmeros incentivos e prêmios internacionais, como o prêmio de Melhor Aplicativo Social do Mundo, concedido pela ONU.

MAIS DE 5 MILHÕES DE DOWNLOADS

Com mais de cinco milhões de downloads, o aplicativo Hand Talk funciona como um tradutor de bolso, traduzindo texto e voz automaticamente para Libras e ASL (Língua Americana de Sinais), e conta com a seção educativa Hugo Ensina - uma série de vídeos em que o personagem ensina sinais e expressões em Libras para os interessados na língua. O app é gratuito e está disponível para tablets e smartphones, nos sistemas Android (na Play Store) e iOS (na App Store). 

ONU:  MELHOR APLICATIVO SOCIAL 

Em 2013, a Organização das Nações Unidas, a ONU, elegeu a Hand Talk o Melhor Aplicativo Social do Mundo, no prêmio World Summit Mobile Award, em Abu-Dhabi. Na ocasião, a Hand Talk concorreu com cerca de 15.000 aplicativos de mais de 100 países.  

Para além dos prêmios, há também o reconhecimento da mídia. A revista Época Negócios, da Editora Globo, elegeu a Hand Talk como uma das 100 startups brasileiras para se ficar de olho em 2018. E a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, como um dos 30 negócios que fazem bem ao país.

HUGO E MAYA

Até setembro de 2020 as traduções da Hand Talk eram feitas pelo simpático Hugo, um avatar que torna mais familiar a tecnologia de tradução. Mas há dois anos ele ganhou a companhia de Maya, que veio para aumentar a representatividade e diversidade do nosso time! 

O nome foi escolhido por ser curto, universal, de fácil memorização e por refletir lindas simbologias, como transformação, limpeza e pureza, em analogia à água, e ao amor, numa referência à mãe. Seu sinal, que seria como seu “nome em Libras”, foi criado por nossa rede de embaixadores, composta por influenciadores e artistas surdos.


CONHEÇA OS FUNDADORES

De uma ideia para suprir uma necessidade a um grande negócio digital. A tecnologia Hand Talk nasceu da mente criativa de três alagoanos, que conquistaram prêmios e o reconhecimento pelo relevante trabalho de inclusão social. 

Rolado Tenório, CEO, da startup, a ferramenta Hand Talk é, além d eu um aplicativo social, uma oportunidade de as empresas amplificarem seu público por meio da acessibilidade. "A gente tem dado nossa contribuição às empresas, que estão percebendo que essa atividade não é filantropia e sim oportunidade, estratégia que elas precisam para se conectar com milhões de pessoas que não têm acesso à marca delas", afirma. 

Conheça  os fundadores. 

Ronaldo Tenório (CEO) -Publicitário e especialista em comunicação estratégica. É cofundador e Diretor Executivo da Hand Talk, uma das startups mais premiadas do Brasil, cujo aplicativo foi eleito pela ONU o melhor app social do mundo. Foi eleito pela Folha de São Paulo o mais promissor Empreendedor Social no Brasil, pela Revista Forbes como um dos jovens mais promissores do país e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), um dos 35 jovens mais inovadores do mundo.

Carlos Wanderlan (CTO) - Diretor de Tecnologia e cofundador da Hand Talk, é desenvolvedor de software e aplicativos e analista de sistemas com mais de 20 anos de experiência em programação. Além da experiência empreendedora, também atuou desenvolvendo tecnologia em grandes empresas. Em 2014, ao lado dos seus sócios, foi eleito pela Folha de São Paulo o Empreendedor Social de Futuro no Brasil.

Thadeu Luz (CAIO) - Diretor de Inteligência Artificial e cofundador da Hand Talk, possui formação em Arquitetura pela Universidade Federal de Alagoas e especialização em animação 3D na Seneca College, em Toronto-CA, onde trabalhou com efeitos especiais em produções internacionais. É também Google Developer Expert e mentor do Google for Startups.

Ronaldo, Carlos e Thadeu: cabeças pensantes por trás do Hand Talk

►►► PARCERIA COM O TNH1

Em 2016 a Hand Talk assinou uma parceria com o TNH1, que passou a ser o primeiro portal de notícias do Brasil a contar com uma ferramenta de tradução do noticiário para Libras. Com isso, o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), por meio do TNH1, que recebeu o selo de "Site amigo do surdo", possibilita que uma parcela considerável da população possa ter acesso ao noticiário local, nacional e internacional, disponibilizado diariamente em diversas plataformas. 

São milhões de páginas traduzidas para a linguagem brasileira de sinais, levando informação para uma parcela significativa da sociedade, que antes vivam excluídos da leitura do noticiário.