Brasil

Helicóptero resgata órgão de transplante que ficou preso em congestionamento em SC; vídeo

Com NSC Total | 12/09/19 - 08h41
Divulgação / Arcanjo 3

A equipe do helicóptero Arcanjo 3 de Blumenau (SC) foi acionada nessa quarta-feira, dia 11, para finalizar com urgência o transporte de um fígado para transplante. O órgão foi liberado em Florianópolis e seguia para o Hospital Santa Isabel, em Blumenau, mas ficou preso em um congestionamento.

De acordo com o major Andre Pratts, o carro da SC Transplantes, instituição responsável pela logística desse procedimento médico no Estado, ficou parado no congestionamento devido a um acidente que causou filas de 10 quilômetros nos dois sentidos da rodovia. A instituição acionou os bombeiros porque o pouso da aeronave teria que ser feito no meio da pista da rodovia federal.

Ainda conforme o major, toda a operação demorou aproximadamente 27 minutos. Esse tempo considera a saída do helicóptero da base, no Aeroporto Quero-Quero, em Blumenau, o resgate do órgão na BR-101, em Itapema, e a entrega no Hospital Santa Isabel.

Os órgãos fora do corpo humano possuem tempo reduzido para que o transplante seja feito, para reduzir o risco de rejeição. O fígado, em especial, é um órgão sensível e deve ser transplantado o quanto antes. Segundo o Copo de Bombeiros, caso não fosse possível o suporte aéreo do Arcanjo, possivelmente o órgão seria descartado e inviabilizaria a operação.