Saúde

Hemoal está com menos de 50% do estoque de sangue necessário

Hemocentro de Alagoas realiza coleta de sangue na Clínica CID Saúde, no estacionamento do Supermercado Big Bompreço da Gruta, nesta terça-feira (29), das 9h às 16h

Ascom Sesau | 28/12/20 - 17h14
Ascom Sesau

Com 47,6% do estoque de sangue necessário, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta de sangue na Clínica CID Saúde, situada no estacionamento do Supermercado Big Bompreço da Gruta de Lourdes, em Maceió. A ação acontece nesta terça-feira (29), das 9h às 16h, como medida preventiva para formar um estoque estratégico de no mínimo 300 bolsas, uma vez que o órgão dispõe de apenas 143.

Com a coleta externa, o Hemoal se prepara para atender a demanda das maternidades e hospitais durante o feriadão do Réveillon, que começa na quinta-feira (31) de dezembro e vai até o domingo (3) de janeiro de 2021. Período em que, historicamente, a necessidade de transfusões aumenta, em razão do crescimento dos acidentes, já que mais pessoas viajam e há aumento do consumo de bebidas alcoólicas, além de desrespeito às leis de trânsito.

Como se não bastasse, atualmente Alagoas vivencia a evolução do número de pacientes internados com a Covid-19 e, muitos deles, em razão das complicações da doença, necessitam de transfusões. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apontam que é de 52% a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Diante desta realidade, a nossa demanda por transfusões aumenta no fim do ano. Por isso, apelamos, assim como fizemos antes do Natal, que as pessoas com boa saúde compareçam aos nossos postos de coleta para doar sangue. E para facilitar o acesso das pessoas que residem na parte alta de Maceió, faremos, nesta terça-feira, uma coleta externa na Clínica CID Saúde”, ressaltou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Quem pode doar – Além de peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, o voluntário que desejar doar sangue deve estar usando máscara e portando um documento de identificação com foto. Caso seja menor de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais, além de portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. Para repetir o ato, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Com relação às gestantes e lactantes, é proibida a doação e, no caso das pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impossibilitadas permanentemente. Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias contados após a recuperação. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19, podem realizar a doação.