Saúde

Hemoal promove cadastro para doação de medula óssea nesta quinta

11/11/15 - 20h21

Cadastro é simples e rápido (Crédito: Ascom Sesau/ Clara Cleto)

Cadastro é simples e rápido (Crédito: Ascom Sesau/ Clara Cleto)

Aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), que atualmente são 21.669. Com este propósito o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza nesta quinta-feira (12), das 8h às 16h, cadastro de voluntários na Academia Top, situada na Praia da Pajuçara, em Maceió.  

Além de ter mais de 18 anos, o Ministério da Saúde (MS) exige que o candidato esteja em perfeitas condições de saúde e porte o CPF e RG no momento de realizar o cadastro. O voluntário também deve preencher um formulário e informar o endereço residencial atualizado, que antecede a coleta de 5 ml de sangue. 

O material coletado, segundo a assistente social do Hemoal, Fátima Braga, será submetido a exames laboratoriais para apresentar o código genético do candidato à doação. Com este mapeamento, haverá um cruzamento com o código genético do receptor, cujas informações estão disponíveis no Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme). 

“Para realizar o cadastro é muito simples e o voluntário não precisa estar em jejum. Basta estar bem informado sobre a importância da doação voluntária de medula óssea e esclarecer todas as dúvidas antes de serem coletados 5 ml de sangue”, salientou Fátima Braga, ao informar que a doação só acontece se houver compatibilidade entre doador e receptor.  

Doação – Compatibilidade que, segundo a assistente social do Hemoal, é comparada a ganhar na loteria. Isso porque, as estatísticas apontam que, apenas um em cada 100 mil doadores é compatível com um paciente que necessita do transplante de medula óssea. 

Ao ser comprovada a compatibilidade, o doador será convocado para realizar novos testes e o voluntário é submetido a uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral. Com isso, segundo Fátima Braga, será retirada uma quantidade de um líquido esponjoso, que posteriormente será utilizado para ser transplantado em um paciente portador de uma doença hematológica, a exemplo da leucemia. 

Onde se cadastrar – Por isso, além dos cadastros itinerantes, o Hemoal Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além de abrir aos sábados, das 8h às 12h. Mas o cadastro também pode ser realizado no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.  

E o cadastro para doação de medula óssea também pode ser realizado no interior do Estado. Para isso, o voluntário deve se dirigir até o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 18h.