Alagoas

Hemoal promove coleta de sangue em Arapiraca e Atalaia nesta terça, 31

Ascom Sesau | 30/08/21 - 23h59
Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove, nesta terça-feira (31), duas coletas de sangue itinerantes para estabilizar o estoque e atender a demanda transfusional dos hospitais e maternidades. A primeira ação ocorre em Arapiraca, das 7h às 16h, no Supermercado Azul Atacarejo; já a segunda será promovida em Atalaia, das 9h às 16h, no Posto de Saúde do Loteamento Santa Inês.

Por meio da iniciativa, o Hemoal facilita o acesso da população à doação de sangue e contribui para estabilizar o estoque de sangue das Unidades Maceió e Arapiraca. Para se candidatar à doação de sangue, além de peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, o voluntário deve estar usando máscara e portando um documento de identificação com foto.

Caso seja menor de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais, além de portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. Para repetir o ato, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Com relação às gestantes e lactantes, é proibida a doação. No caso das pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impossibilitadas permanentemente.

Novo Coronavírus – Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19, podem realizar a doação.