Saúde

Hemoal Trapiche abre para doação de sangue no feriado da padroeira de Maceió

Ascom Sesau | 26/08/20 - 16h34
Ascom Sesau

A Unidade Trapiche do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá funcionar para doação de sangue nesta quinta-feira (27), feriado municipal dedicado à padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres. Situado na Rua Drº Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), o órgão irá receber voluntários no horário das 8h às 17h, visando estabilizar o estoque sanguíneo, que se encontra com apenas 164 bolsas, quando deveria dispor de 300 no mínimo.

Os interessados em se candidatar à doação de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 quilos, no mínimo 16 anos de idade e comparecerem ao posto de coleta portando um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Conforme portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS), ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue, as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Novo coronavírus – Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19, podem se dirigir até o Hemoal.

Para facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue neste período pandêmico, além de adotar todas as medidas sanitárias de distanciamento social e disponibilização de álcool em gel para os voluntários, o Hemoal está agendando a doação presencial, por meio dos telefones 3315 2109 (Maceió) e 3539 8285 (Arapiraca). Caso sejam formados grupos de até 10 pessoas, os voluntários podem solicitar a Hemovan, que irá transportá-los até as Unidades Maceió e Arapiraca, respeitando os limites de distanciamento social.