Saúde

Hemoal Trapiche abre para doação de sangue no feriado de Finados

Ascom Sesau | 02/11/21 - 10h04
Carla Cleto

A Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funciona para doação de sangue nesta terça-feira (2), feriado nacional em homenagem ao Dia de Finados. Situado na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), o órgão atende das 7h30 às 17h.

Já o posto de coleta do Farol, localizado no Hospital Veredas, retoma as atividades de doação de sangue na quinta-feira (4), às 7 horas. A Unidade Arapiraca, que funciona no Laboratório Municipal, na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, funciona apenas para liberar sangue no feriado e retoma o atendimento aos doadores de sangue na quarta (3), também às 7 horas.

Conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é necessário ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação oficial e original com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

“No caso das pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, há impedimento para doar sangue. As gestantes e lactantes ficam proibidas de doar neste período e, para repetir a doação, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impossibilitadas durante três meses”, ressalta a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes, ao ressaltar a necessidade de estar usando máscara.

Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. No caso das pessoas que tiveram apenas contato com outros infectados, caso não tenham apresentado sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias, também podem se dirigir até o Hemoal Trapiche para realizar a doação de sangue durante o feriado do Dia de Finados.

Vacina contra a Covid-19 – Já os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo.  Se o voluntário recebeu o imunizante CoronaVac, deve aguardar dois dias para se candidatar à doação de sangue, mas, se a vacina recebida foi a AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, o intervalo é de sete dias.