Maceió

HGE afasta equipe médica após erro que deixou paciente com queimaduras de segundo e terceiro graus

TNH1 com Assessoria | 28/03/24 - 12h00
Agência Alagoas

O HGE (Hospital Geral do Estado) emitiu uma nota para informar que afastou a equipe médica e os demais profissionais envolvidos em um acidente durante uma cirurgia, que provocou queimaduras de segundo e terceiro graus em um paciente idoso, de 71 anos. A vítima deu entrada na última terça-feira, 26, com uma intercorrência ocular grave.

O idoso foi levado ao Centro Cirúrgico, após a análise de diversos especialistas e realização de exames. O acidente foi causado pelo manuseio do bisturi elétrico. Depois, a vítima foi encaminhada para o atendimento de emergência pela equipe do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). A vítima está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para assistência multidisciplinar, segundo a divulgação do hospital. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) determinou uma perícia da Polícia Civil para investigar o caso, uma vez que é o protocolo neste tipo de ocorrência. A pasta constituiu, também, um grupo de trabalho para, ao lado do HGE, oferecer assistência ao paciente e familiares, assim como, apresentar um relatório diário sobre o caso.

Outra pessoa idosa já teve perna amputada por erro médico

Em junho do ano passado, uma idosa de 73 anos teve a perna amputada também depois de um erro médico no HGE. Segundo a investigação da Polícia Civil, a falha teria acontecido porque a unidade de saúde estava com pessoas com nomes iguais internadas, com duas pacientes chamadas “Maria José”. À época, a equipe médica foi afastada pelo hospital e indiciada pela polícia.