Polícia

Homem chama policial militar de "macaco" e é preso por injúria racial no interior de AL

Ascom PM-AL | 17/05/22 - 13h33
Divulgação / PM

O Comando-Geral da Polícia Militar do Estado de Alagoas manifestou, nesta terça-feira, 17, apoio "total e irrestrito" à sua tropa e, de forma especial, ao cabo da guarnição do Pelopes, pertencente à 2ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I), que, no exercício de função, foi vítima de injúria racial durante uma ocorrência registrada no município de São Luiz do Quitunde, na última segunda-feira, 16. O fato ocorreu enquanto a equipe realizava o policiamento durante os festejos de 130 anos de Emancipação Política da cidade do Norte de Alagoas.

Um indivíduo do sexo masculino, de 25 anos de idade, visivelmente alterado e sem nenhum motivo aparente, aproximou-se da equipe. O homem iniciou uma sequência de xingamentos e ofensas contra a Corporação e contra os PMs que estavam no local (utilizando termos pornográficos e indignos de reprodução). Dirigindo-se a um dos patrulheiros do Pelopes, o indivíduo chamou-lhe de “macaco”.

"A Corporação repudia veementemente qualquer ato de discriminação e reitera que abomina o racismo em todas as suas formas de manifestação. No caso específico, a vítima foi um cidadão e também representante do Estado no exercício de sua função constitucional. O Comando lamenta o fato e reitera que, como sociedade, avançamos em diversos aspectos, mas vergonhosamente a intolerância e o preconceito ainda estão presentes e precisam ser combatidos de forma urgente", publicou a Polícia Militar em nota.

"O militar está recebendo o devido apoio institucional e sendo acompanhado pelo comando da Companhia. Já o autor, após o ocorrido, foi conduzido à Delegacia de Polícia em Matriz de Camaragibe e autuado pelos crimes de Injúria Racial e Desacato. Foi necessário conter o agressor utilizando a força devida (visando a sua própria segurança, a segurança da guarnição e de terceiros), para a condução à Polícia Judiciária", diz a PM.