Brasil

Homem do meme 'rindo de nervoso' visita São Paulo e posta fotos em boteco

G1 | 17/06/22 - 16h48
András Arató ficou famoso ao posar para foto de banco de imagens | Foto: Reprodução/Redes Sociais

András Arató, húngaro de 76 anos que virou um meme global após sessão de fotos para um banco de imagens (entenda abaixo), está em São Paulo e postou fotos em pontos turísticos da cidade. Arató usa nas redes sociais o nome de 'Hide the pain Harold' (Harold escondendo a dor) e publicou, na última quinta-feira, (16) fotos no estádios Pacaembu e Allianz Parque, no parque Ibirapuera e até em um típico boteco brasileiro tomando uma chope. "Dias difíceis em São Paulo", escreveu na foto com o copo de cerveja.

Arató, que antes da fama era engenheiro eletricista, agora viaja o mundo, dá palestras, e tem até música em sua homenagem, composta pela banda húngara Cloud 9+. Em entrevista ao jornal britânico 'The Guardian', ele contou que, em apenas um ano, chegou a viajar mais de 20 vezes para aparecer em programas de tv ou participar de eventos.

Na mesma entrevista ao "The Guardian", Arató disse que tudo começou com uma sessão de fotos para um banco de imagens. O engenheiro eletricista foi convidado a posar para fotos e participou de sessões por mais de dois anos, em diferentes situações. O sorriso do húngaro, que pode dar a impressão de que ele está tentando fingir que está feliz, virou piada na internet e, desde 2010, é um meme conhecido no mundo inteiro.

"Eu passei 40 anos como engenheiro, já tinha falado em algumas conferências da área, mas é muito diferente de aparecer na televisão e em vídeos no YouTube. Eu posso ser o 'Hide the Pain Harold', mas não sou um cara triste. Na verdade, me considero bem feliz", disse Arató ao "The Guardian".