Polícia

Homem é preso e menor é apreendido por matarem jovem na frente de filha, em Campo Alegre

João Victor Souza* | 20/06/24 - 07h45
Ascom PC-AL

Um homem foi preso e um adolescente foi apreendido por envolvimento em homicídio no município de Campo Alegre, no interior alagoano. A dupla foi encontrada durante cumprimento de mandados judiciais nessa quarta-feira, 19, na mesma cidade. O mandante dos crime segue foragido.

O delegado Bruno Emílio representou pelas prisões preventivas de dois indivíduos maiores de idade e pela apreensão e internação provisória do menor, tendo vista que, desde o cometimento do assassinato, em abril de 2023, as testemunhas e familiares da vítima, identificada como Mateus Iuri Virginio dos Santos, 26 anos, vinham recebendo ameaças de morte por parte deles.

"A ação criminosa ocorreu na noite de 09 de abril de 2023, no Conjunto Jorge Gomes, naquela cidade, tendo como vítima o qual foi assassinado a tiros pelos dois indivíduos, ocasião em que estava deitado com a filha de um ano de idade no colo, a criança presenciou a execução do pai", explicou a Polícia Civil de Alagoas (PC-AL).

A investigação mostrou que o crime teve como mandante um traficante de 33 anos, que continua foragido da justiça com cinco mandados de prisão em aberto e que já possui três condenações por tráfico de drogas, associação para o tráfico e homicídio em Maceió. A motivação do homicídio está relacionada com o tráfico de drogas no município de Campo Alegre, na localidade conhecida como Favela Novo Mundo, situada no Centro.

Após os procedimentos necessários lavrados pelo chefe de cartório do 75º Distrto Policial, Paulo César Melo, o adolescente de 17 anos foi transferido para a Unidade de Internação Masculina, enquanto o jovem de 20 anos seguiu para o Presídio de Segurança Máxima de Maceió. Ambos vão permanecer à disposição da Justiça.

"Ressalta ainda a autoridade policial que o adolescente infrator já possui uma sentença judicial desfavorável pela prática de ato infracional análogo ao crime de roubo majorado, mas não cumpriu as determinações judiciais que lhe foram aplicadas, bem como foi apontado em outra investigação como co-autor de uma tripla tentativa de homicídio ocorrida no ano passado em Campo Alegre, portanto, responde a vários procedimentos criminais", destacou a PC-AL.

Moto apreendida

Durante a ação policial também foi apreendida uma motocicleta na posse do adolescente, porém, o veículo está irregular e provavelmente foi a mesma moto usada para cometer o homicídio de Mateus Iuri.

O delegado determinou a apreensão da motocicleta nos autos do inquérito policial que já foi concluído e remetido ao Juízo de Direito da Vara do Único Ofício da Comarca de Campo Alegre.

O delegado solicita à população que continue denunciando os crimes e os criminosos pelo disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas.

*Com informações da Ascom PC-AL