Brasil

Homem é preso por venda de medicamento de uso restrito a intubação de pacientes em Roraima

G1 | 30/03/21 - 18h00
Cortesia PF

Um balconista de farmácia, de 32 anos, foi preso pela Polícia Federal nesta segunda-feira (29) por vender um medicamento de uso exclusivo em hospitais, em Boa Vista. O suspeito comercializava atracúrio, relaxante muscular usado em pacientes com Covid-19 que precisam ficar intubados.

A PF apreendeu com o suspeito uma caixa de atracúrio, com 25 ampolas, cada, sem a procedência comprovada. O medicamento não é vendido em farmácias.

Segundo a PF, o suspeito disse que os familiares de pessoas internadas pagariam até R$ 3.500,00 por uma caixa do medicamento em razão da sua falta na rede pública. O homem ainda teria dito que uma caixa seria suficiente para apenas dois dias de uso para um paciente.

A polícia chegou até ele após denúncias. O suspeito foi preso em uma casa no bairro Jardim Floresta, zona Oeste de Boa Vista.

Depois de preso, ele foi levado à sede da PF, onde foi atuado em flagrante pelo crime de venda de medicamento com procedência ignorada. Segundo o código penal, a pena pode chegar a 15 anos de prisão.

O atracúrio é um dos medicamentos usado no chamado "kit intubação", em que pacientes em estado grave da Covid precisam ficar sedados durante a ventilação mecânica.