Um morador em situação de rua, identificado como Gilvan, foi assassinado na manhã deste sábado (23), no bairro do Clima Bom, em Maceió. A informação foi confirmada ao TNH1 pelo coordenador do movimento Nacional da População de Rua de Alagoas, Rafael Machado.
Segundo informações inicias apuradas pela reportagem, a vítima, de 37 anos, teria sido alvejada por disparos de arma de fogo e morreu ainda no local. A Polícia Militar confirmou que foi acionada para um ocorrência de homicídio, na manhã de hoje, no Clima Bom, porém ainda não há informações sobre a motivação do crime.
Mortes de pessoas em situação de rua chegam a 27 em todo o estado - De acordo com a coordenação do Movimento de Rua de Alagoas, com o novo registro, já são 27 mortes de pessoas em situação de rua em todo o estado, em 2023.
Nessa última segunda-feira (18), representantes dos Direitos Humanos se reuniram com o Delegado-Geral de Alagoas, Gustavo Xavier,para debater a violência contra pessoas em situação de rua. A reunião aconteceu na sede Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas, em Jacarecica, na capital alagoana.
Durante o evento, que contou com a presença do desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, foram traçadas ações para coibir a prática de violência contra pessoas em situação de rua, dentre elas, uma mudança no comportamento dos órgãos de segurança pública durante as investigações criminais.