Brasil

Homens esfaqueados durante réveillon em Copacabana já tiveram alta

Extra Online | 01/01/22 - 16h36

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS-Rio) informou, na manhã deste sábado, que os dois esfaqueados levados para os hospitais municipais Souza Aguiar e Miguel Couto, no Centro e na Gávea, respectivamente, receberam os cuidados indicados e já tiveram alta. No total, quatro pessoas que estavam em Copacabana na noite de réveillon foram esfaqueadas, segundo a prefeitura do Rio. Os dois pacientes chegaram aos postos de atendimento por volta da meia-noite. Os outros dois tiveram ferimentos leves e foram liberados.

Uma das vítimas foi um jovem ferido após reagir ao defender sua mãe, que havia sido roubada. Com corte leves, ele recusou atendimento. Outra vítima foi uma colombiana que foi esfaqueada no rosto após criminosos a roubarem. A mulher foi alvo de bandidos que faziam um arrastão na praia. O secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale, relatou que um dos feridos se envolveu em uma briga.

— Eu não tenho detalhes das ocorrências das facadas. Mas uma das vítimas foi atingida em uma briga perto da hora da virada. Entre ontem e hoje fizemos mais de 20 conduções à delegacia. Prendemos um suspeito que usava uma faca para assaltar um casal. Infelizmente, ocorreram esses episódios. Lamentamos as pessoas esfaqueadas. Mesmo com a limitação, o saldo foi positivo — disse Brenno, à noite.

O secretário afirmou que “dentro do cenário encontrado, o saldo foi positivo” é o réveillon foi como “um domingo de sol no Arpoador”.

— Fizemos muitas abordagens, muitos adolescentes sozinhos vieram roubar. Mas, dentro do cenário, eu diria que vivemos como se fosse um domingo de sol no arpoador. Acredito que coibimos muitos crimes.

O balanço da secretaria informa que, nos três postos médicos, das 17h30 do dia 31 às 3h30 do dia 1° de janeiro, foram atendidas 111 pessoas. A maioria delas sofreu pequenos traumas (pancadas, cortes, etc) ou passou mal devido à excessiva ingestão de bebidas alcoólicas. Onze pacientes com quadros mais graves precisaram ser transferidos para hospitais ou UPAs da rede, entre eles os homens esfaqueados

Polícia prende pelo menos sete pessoas em Copacabana

Pelo menos sete pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos durante a noite de réveillon em Copacabana. Além disso, uma arma de fogo e 8,87 gramas de maconha foram apreendidas. Foram realizadas abordagens e revistas a 72 indivíduos. Dois homens foram detidos em flagrante após um arrastão que começou durante a queima de fogos na altura do posto 4. Na ocorrência, sete celulares foram apreendidos por policiais militares. O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon).

Segundo o comando do 19º BPM (Copacabana), os infratores se aproveitaram do momento festivo da virada do ano para furtar celulares das vítimas enquanto confraternizavam usando seus telefones para fotos.

Ainda na 14ª DP (Leblon), PMs levaram um homem preso em flagrante por agressão e suspeita de roubo. O preso teria pegado a mochila de uma pessoa que estava passando mal no calçadão, nas proximidades da Rua Djalma Ulrich. Um homem viu, interferiu e foi agredido com um soco na boca. A vítima de agressão esteve na delegacia e foi encaminhada para exame de corpo de delito. O acusado foi autuado por lesão corporal.

No início da madrugada, três homens foram presos na Avenida Atlântica nas imediações da Rua Rodolfo Dantas, por furtarem o telefone celular de uma vítima. Outro homem foi preso, já no início da madrugada, por policiais do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE) por furtar um cordão próximo à Rua Duvivier. As duas ocorrências foram registradas na 12ª DP (Copacabana). O item não foi recuperado.

E, nas imediações da Rua Miguel Lemos, seis indivíduos, entre eles um adolescente, foram conduzidos para a 13ª DP (Ipanema), em uma ocorrência de uso e consumo de drogas. Cinco foram liberados e um homem foi autuado e posteriormente liberado. O material apreendido foi encaminhado para a 12ªDP para avaliação do perito plantonista.