Saúde

Hospital Helvio Auto oferece testes de HIV abertos ao público nesta sexta-feira

Assessoria | 02/12/19 - 13h24
Agência Alagoas

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), localizado no Trapiche da Barra, em Maceió, irá oferecer testes abertos à população para detectar o vírus HIV, além de ações educativas e orientações pré e pós-testes. A iniciativa, que faz parte das ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra a AIDS, acontecerá na próxima sexta-feira (6), das 8h às 14h.

A equipe do Hospital Helvio Auto montará um stand para distribuir laços vermelhos da solidariedade e preservativos (masculinos e femininos) a usuários e servidores, além de prestação de informações, distribuição de panfletos educativos e orientações sobre uso correto do preservativo e maneiras de evitar o contágio.

Enquanto o público aguarda a realização dos exames, a equipe multidisciplinar do HEHA abordará temas gerais ligados às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em minipalestras de sala de espera.

De janeiro a novembro de 2019 foram registrados 339 novos casos de HIV/AIDS somente no Hospital Escola Dr. Helvio Auto, dentre eles, 330 adultos e 9 crianças. Os novos casos são identificados, atendidos e encaminhados para tratamento ambulatorial ou internação. Além do tratamento ambulatorial, no HEHA é realizada a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) para quem teve contato direto com o vírus ou passou por alguma situação de risco.

Como participar?

Para realizar os testes, o cidadão deve trazer um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. A equipe do HEHA está preparada para fazer as orientações pré e pós-testes e efetuar o procedimento. Os resultados dos testes rápidos saem em torno de 30 minutos.

Atualmente, 2.483 pacientes provenientes de todo o estado de Alagoas com HIV/AIDS são acompanhados ambulatorialmente pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto