Saúde

Hospital Metropolitano promove Dia dos Avós para pacientes de Covid-19

Agência Alagoas | 27/07/20 - 12h00
Paciente de Covid-19 pode ver os netos através do Espaço Acolher | Foto: Divulgação

No domingo (26) o Hospital Metropolitano de Alagoas realizou um momento especial para comemorar o Dia dos Avós. Através do Programa Visitas Virtuais e do Espaço Acolher, foram realizados mais de 30 encontros virtuais e presenciais, onde avós internados para tratamento da Covid-19 puderam celebrar a data junto aos netos.

Tendo a humanização como uns dos seus pilares principais, o Hospital Metropolitano de Alagoas busca promover e aproximar a família do paciente. Com essa medida, a equipe multidisciplinar tem possibilitado que o isolamento causado pela Covid-19 seja menos traumático aos pacientes internos na unidade.

Através de chamada de vídeo, paciente de Covid-19 conversa com o neto
Através de chamada de vídeo, paciente de Covid-19 conversa com o neto (Foto: Divulgação )
Através de Visita Virtual, avó intermada com Covid-19 pode ver os netos
Através de Visita Virtual, avó intermada com Covid-19 pode ver os netos (Foto: Divulgação )

“Manter viva essas datas comemorativas é uma prática essencial para a recuperação dos pacientes, deixando eles mais próximos do seio familiar. Através destas atividades lúdicas, contribuímos para que o isolamento do tratamento se torne mais confortável, assim emoções e palavras afetuosas e de encorajamento fizeram diferença nesse dia para uma motivação emocional no tratamento da Covid-19”, ressaltou Vera Amorim, supervisora do Serviço de Psicologia do Hospital Metropolitano de Alagoas.

A médica Gabriela Serpa presenciou o encontro e destacou que a emoção dos avós ao verem seus netos foi um momento de extrema comoção. “É um sentimento único por que nós que estamos vivendo o dia a dia com os pacientes nos colocamos na pele e vemos como eles sentem falta dos familiares. Esse momento é fundamental no processo de assistência humanizada e irá repercutir na melhora clínica deles”, salientou.

Significado da Comemoração – O Dia dos Avós é comemorado pelo seu cunho religioso, em 26 de julho. A data foi instituída no calendário cristão em referência à comemoração do Dia de Santa Ana e São Joaquim, que, segundo a tradição da Igreja Católica, foram os pais de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo.