Saúde

Hospital Metropolitano utiliza musicoterapia no tratamento de pacientes com Covid-19

Agência Alagoas | 22/02/21 - 19h19
Felipe Chargell/ Agência Alagoas

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) lançou o programa “Tocando Corações”, que através da musicoterapia traz acalento aos pacientes que passam pelo isolamento social durante o tratamento do novo coronavírus. 

Através do recurso da música, a equipe multidisciplinar do Hospital Metropolitano de Alagoas proporciona que o paciente sinta emoções positivas. Com isso, há melhora do humor, atenção, concentração, memória e, consequentemente, esse processo auxilia no tratamento contra a Covid-19.

Estudos apontam que o ato de se expressar por meio  de música ajuda a melhorar a frequência cardíaca e respiratória e se mostra muito eficaz contra os sintomas de ansiedade e depressão. Neste programa, cada paciente escolhe uma música que traga boas recordações e, através dessa individualidade, memórias afetivas são atingidas, trazendo um momento único e especial, além de diminuir a saudade causada pelo isolamento.

“Já temos diversas publicações que comprovam a eficiência desse recurso, diminuindo dor e tempo de internação. Realizamos o lançamento no Hospital Metropolitano de Alagoas e vamos expandir para as outras unidades. O nosso objetivo é que melhore a experiência dos pacientes nas nossas unidades, através do tratamento humanizado”, ressaltou Marcos Ramalho, secretário executivo de Ações de Saúde e diretor da unidade hospitalar.

Vera Amorim, coordenadora do Serviço de Psicologia do HMA salientou que, durante o atendimento aos pacientes, são colhidas suas memórias afetivas. “Durante os atendimentos da Psicologia, a equipe colhe as histórias de cada paciente e, com isso, observamos várias memórias afetivas relacionadas à música. São essas músicas que são escolhidas para esse momento”, salientou.