Brasil

Ibama afasta servidor sob suspeita de participação no caso da cobra naja no DF

MSN | 19/07/20 - 15h28
Ivan Mattos/Zoologico de Brasília

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) afastou 1 servidor do Cetas (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres). O motivo foi uma suposta participação no caso do estudante de Veterinária Pedro Henrique Krambeck Lehmkul, que foi picado por uma naja.

“O Ibama informa que tem atuado em conjunto com a polícia e já está em andamento 1 processo administrativo disciplinar interno para investigar suposta participação de servidor no caso, que foi afastado do Cetas até o fim das investigações”.

Na 5ª feira (16.jul.2020), a Polícia Civil do Distrito Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na casa do estudante. Foram apreendidos documentos, celulares, medicamentos de uso veterinário, outra serpente e objetos utilizados na criação ilegal de animais silvestres e exóticos.

A mãe de Pedro Henrique, identificada como Rose, e o padrasto, o tenente-coronel Eduardo Conde, prestaram depoimento à Polícia Civil durante cerca de quatro horas. A família foi multada em R$ 78 mil pelo Ibama.

Até o momento, a Polícia Civil e o Ibama apreenderam 33 serpentes no Distrito Federal. Os animais estão sendo encaminhados ao Zoológico de Brasília. Enquanto isso, o instituto fará consulta a instituições habilitadas para verificar o interesse em recebê-los, a exemplo do Instituto Butantan (SP).

Na semana passada (10.jul.2020), 1 criador se sensibilizou com o caso do estudante e entregou duas cobras filhotes na sede do Ibama, em Brasília. Como a entrega foi espontânea, o responsável não foi penalizado, o que é amparado pela legislação.