Brasil

Idosa de 81 anos abandonada pela família morre em hospital no Maranhão

Com agências | 23/06/19 - 16h46
Idosa apresentava feridas na pele | Imagens cedidas pelo MP/Maranhão

Uma idosa de 81 anos morreu na sexta-feira (21), no hospital Socorrão II, em São Luís, no Maranhão, após ser encontrada por vizinhos em estado grave, abandonada na casa de uma sobrinha, na cidade de vargem Grande, a 120 km da Capital.

Francisca das Chagas Oliveira foi encontrada com feridas na pele, sinais de desnutrição e muito doente. Ela estava internada na ala vermelha da unidade de saúde, mas não resistiu.

De acordo com sites locais de notícia, uma filha deixou a idosa na casa da sobrinha há quatro meses, mas a sobrinha sumiu. Os vizinhos não informaram quantos dias Francisca ficou sozinha. As duas são procuradas e podem responder por abandono de incapaz, maus-tratos e tortura.

A idosa não foi enterrada porque ninguém da família apareceu no necrotério do hospital. O sepultamento será providenciado por equipes do hospital, da Defensoria Pública e da Secretaria Municipal de Assistência Social de São Luís.

O caso será investigado e as pessoas responsáveis podem pegar até 16 anos de prisão, por abandono de incapaz que resultou em morte, e 12 anos por maus-tratos, previsto no Estado do Idoso.