Interior

Idosa fica ilhada e morre enquanto aguardava socorro no interior; corpo é resgatado 20h depois

TNH1 | 04/08/22 - 08h55
Fazenda onde idosa morreu foi tomada pela água | Cortesia ao TNH1

A idosa identificada como Natália Sebastiana da Conceição, de 87 anos, morreu em uma fazenda na zona rural de Xexéu, em Pernambuco, nessa quarta-feira, 03, enquanto aguardava socorro para ser levada a atendimento no município de Colônia Leopoldina, em Alagoas. A região foi tomada por água devido às fortes chuvas e não houve salvamento da idosa porque nem Defesa Civil e nem Corpo de Bombeiros tiveram acesso à localidade.

Gilvan, filho de dona Sebastiana, contou ao TNH1 que a idosa estava acamada e não tinha condições de ser transportada para a cidade alagoana só com o apoio da família. Ele disse ainda que a mãe faleceu por volta das 13h30 de ontem e a família ficou à espera das equipes de resgate para o recolhimento do corpo por quase 20 horas. Apenas às 8h30 de hoje, uma aeronave do Grupamento Aéreo conseguiu transportá-lo.

"Minha mãe já estava debilitada, estava acamada. Eu moro em Maceió e soube que ela estava muito mal. Por isso, vim para Colônia. A fazenda fica em Pernambuco, mas é colada aqui na cidade. Então queríamos atravessar o riacho, só que o nível estava alto e ela, nessa situação, não tinha como", disse o filho.

"Solicitamos o apoio da Defesa Civil e dos Bombeiros, mas ninguém tinha chegado. Nessa espera, de ser trazida para Colônia, ela infelizmente acabou morrendo e o corpo ficou na fazenda. Lá está ilhado, desde ontem", continuou Gilvan.

O Corpo de Bombeiros comunicou que uma equipe foi acionada por volta das 23h de quarta pela Defesa Civil de Colônia Leopoldina. Os militares também informaram que, ao chegarem na ponte de Novo Lino, encontraram a rodovia totalmente obstruída, devido à manutenção do local pelos riscos iminentes de desmoronamento por causa das chuvas.

Com isso, os bombeiros não conseguiram contato com a PRF e ficaram impedidos de prosseguir no atendimento de resgate. Eles afirmaram que retornaram para o quartel por volta das 2h da madrugada, cerca de três horas depois do horário do chamado.

Nesta manhã, o Bombeiros confirmou que o helicóptero do Grupamento Aéreo foi acionado e direcionado à fazenda. A equipe sobrevoou o local para encontrar a melhor área para pouso e iniciou o resgate.

A reportagem não conseguiu contato com a Defesa Civil de Colônia Leopoldina.